BLOG DO VANDER LUIZDESTAQUENOTÍCIAS

Vereador Niltinho Bastos se emociona ao votar projeto em que creche da Campininha recebe o nome do pai dele Newton Bastos

Creche da Campininha terá o nome do professor Newton Bastos (1931/2012)

O vereador Niltinho Bastos não conseguiu segurar a emoção ao votar nesta segunda-feira (22) projeto de lei em que o pai dele Newton Bastos (Pane) será homenageado dando nome à creche que será inaugurada no Bairro da Campininha.

Niltinho destacou a importância da homenagem para a família e agradeceu ao vereador Maurinho de Góes pela iniciativa. Outros vereadores também se manifestaram elogiando a propositura.

O projeto de lei 10/2020/L foi aprovado por unanimida a creche localizada na Estrada Marilu será denominada “Professor Newton Bastos”.

NILTINHO BASTOS SE EMOCIONA COM HOMENAGEM AO PAI

VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO DO PROJETO E OS COMENTÁRIOS DOS VEREADORES

A creche da Campininha está sendo construída no Loteamento Jardim Santa Vitória. Com área de 891,68 metros quadrados faz parte da Prefeitura de São Roque com o FNDE (Fundo Nacinal de Desenvolvimento da Educação), do Governo do Estado de São Paulo.

Creche da Campininha em dezembro de 2019. Foto PMSR
Creche da Campinha. obra em janeiro de 2020
Creche da Campininha, obra em janeiro de 2020

BIOGRAFIA DE NEWTON BASTOS

Newton Bastos nasceu aos 28 de junho de 1931, na cidade de São Roque e faleceu em 19 de Novembro de 2012, aos 81 anos.

Cursou os dois primeiros anos acadêmicos em Sorocaba e concluiu o primário na primeira turma a formar-se pelo colégio Horácio Manley Lane. Na juventude cursou o Normal, hoje correspondente ao Magistério, e mais tarde formou-se pela Faculdade de Direito de Pinhal, interior de São Paulo.

Lecionou em várias escolas do município, entre elas nas escolas do Saboó e no G.E. Dr. Bernardino de Campos.

Na vida pública passou por diversas áreas dentro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde ingressou por intermédio de concurso público no cargo de instrutor oficial e aposentou-se como assessor técnico procurador há 5 anos.

Entre os anos de 1960 e 1961 conciliou com os serviços do Tribunal mais duas atividades profissionais, ambas na função de revisor: na Revista Econômica “Bannas Informa” e no Jornal “O Estado de São Paulo”, oportunidade em que teve o prazer de trabalhar com o estimado amigo Gervásio Cypriano, que hoje também reside em São Roque. Do trabalho no Estadão foi habilitado como Jornalista, inclusive com Carteira conferida pelo Ministério do Trabalho.

Na trajetória como funcionário público foi, por várias vezes, comissionado: duas no Governo Paulo Egydio; quatro no governo de Paulo Maluf; duas no de Jânio Quadros; duas na Secretaria da Fazenda, percorrendo quase todos os poderes.

Em 1963 casou-se com a estimada professora são-roquense Ana de Lourdes Correa Bastos e dessa união nasceram os filhos: Newton Dias Bastos e Ângela Dias Bastos (gêmeos), Fábio Dias Bastos e Adriana Bastos Passos. Hoje conta também com seis netas, das quais têm muito orgulho.

Na época de suas atividades no Tribunal de Contas foi convidado para participar como voluntário na prestação de contas do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo, em São Paulo. Permanece na atividade de caráter filantrópico há quase 30 anos, sendo presidente do Conselho Diretor pela quarta vez. No Instituto do Câncer, sem medir esforços, sempre colabora, indica e recebe atenciosamente diversas pessoas do município de São Roque.

No ano de 2006, após uma vida de trabalho dedicada à Educação, ao serviço público e à filantropia, a Câmara Municipal de São Roque outorgou-lhe a “Medalha Barão de Piratininga”, a mais elevada comenda concedida a cidadãos que tenham prestado serviços relevantes à coletividade.

Newton Bastos faleceu aos 81 anos de idade, em 19 de Novembro de 2012.

Newton Bastos com amigos na Praça da Matriz (02 de novembro de 1950). Em pé Joel Ribeiro Lopes, Newton Lopes de Mello, Newton Dias Bastos (Pane), Pedro Brito Neto e Jamil Chad. Sentados; Zozó, Zizi (José de Abreu), Oris Zuppardo, Mário Luiz Campos de Oliveira e Luiz Antonio de Mello (Totó). 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *