Vargem Grande Paulista pede mudança para a Fase Laranja para início da flexibilização da quarentena
O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, esteve no Palácio dos Bandeirantes, na sexta-feira (29), ao lado dos prefeitos dos municípios que formam o o consórcio Cioeste para pedir a reclassificação no Plano São Paulo, que trata do início da flexibilização da quarentena decretada por conta do coronavírus.
A maioria dos integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) faz parte da Grande São Paulo: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. A exceção é Araçariguama que pertence à Região Metropolitana de Sorocaba classificada na Fase Laranja.
A Grande São Paulo está na Fase Vermelha, onde estão mantidas as restrições da quarentena que foi prorrogada na semana passada pelo governador João Dória.
Os prefeitos querem a mudança para Fase Laranja que permite, a partir desta segunda-feira (1º de junho), a abertura controlada do comércio varejista, concessionárias (veículos e motos), imobiliárias e escritórios.
“Foi uma reunião muito produtiva no Palácio dos Bandeirantes com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, e os demais prefeitos do CIOESTE, onde pedimos conjuntamente a reanálise das cidades da região oeste quanto à classificação feita pelo Governo do Estado para flexibilização do comércio. A partir da próxima terça-feira teremos novidades sobre este pedido”, postou Josué Ramos em uma rede social.
“Adotamos todas as medidas ao longo dos últimos dias para conter a pandemia e dar tempo para a criação de novos leitos no sistema de saúde, num verdadeiro esforço em conjunto. Mas, agora, precisamos avançar com segurança na flexibilização dos comércios que também contribuíram muito neste processo e estão comprometidos em voltar suas atividades seguindo todos os cuidados de proteção”, concluiu.
BAIXADA SANTISTA VAI MUDAR DE FASE
Inicialmente na Fase Vermelha, a Baixada Santista será reclassificada para a Laranja após encontro de prefeitos da região, na sexta-feira, no Palácio do Bandeirantes.
Segundo o jornal A Tribuna de Santos, a mudança deverá ser oficializada na quarta-feira (3), após a confirmação de que a ocupação de número de leitos será mantida, além da abertura de novas vagas de UTI.