“Tá gordo, hein?” TV Walter Abrahão compra os direitos de transmissão dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias fora do país
A TV Walter Abrahão (TVWA) surpreendeu o mercado ao anunciar nesta segunda-feira (25 de janeiro) que comprou os direitos para transmitir com exclusiviidade 56 jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022 no Qatar.
O jornalista Milton Neves informou que a TV Walter Abrahão pagou à vista 11 milhões de dólares (R$ 60,1 milhões) à Mediapro, empresa que detém os direitos para comercializar as competições da Conmebol.
A emissora, que pertence a Walter Abrahão Filho, um dos filhos do consagrado locutor esportivo, transmitirá os jogos da Selelão Brasileira como visitante e as partidas como mandantes de Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Venezuela e Peru.
A primeira transmissão está prevista para o dia 25 de março contra a Colômbia. Os jogos do Brasil em casa seguem com transmissão da Rede Globo.
No ano passado, os jogos do Brasil nas Eliminatórios quase ficaram sem transmissão. Em outubro, a partida contra o Peru foi mostrado em cima da hora pela EBC, TV do governo federal e no site da CBF.
O canal fechado está nos pacotes básicos de quase todas as operadoras do Brasil. A TV WA pode ser sintonizada nos canais 122 da NET e da Claro, 161 da SKY e 143 da Oi TV.
A TVWA é a antiga TV Play que foi de Lulinha (Fábio Luís Lula da Silva), filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A emissora começou no UHF, em 1996, com o nome de Canal 21, pertencia ao Grupo Bandeirantes e tinha programação voltada ao jornalismo.
WALTER ABRAHÃO: LOCUTOR ESPORTIVO MARCOU ÉPOCA
Walter Abrahão (05/01/1931 – 08/08/2011) foi um dos principais locutores esportivos da TV brasileira dono de um estilo que consagrou frases como:
“TÁ GORDO, HEIN?” – Quando o jogador estava fora de forma.
“OXO”: Pronunciava “ocho” para dizer que o jogo estava 0 a 0.
“ELE”: Pelé era chamado dessa forma. O Rei do Futebol dispensava apresentação.
Ele – no caso Walter Abrahão -, foi o criador, em 1963, do replay nas transmissões esportivas. A repetição de lances foi batizada com o nome “bi-lance”.
O jornalista Milton Neves sempre conta esta história lembrando que foi somente a partir da Copa de 66 que a televisão inglesa mostrou para o mundo a repetição do lance consagrando o “replay”.
Walter Abrahão tem ligação com a nossa região. Durante muitos anos teve uma propriedade no Condomínio Porta do Sol, em Mairinque e foi presidente da APAPS (Associação dos Proprietários e Amigos da Porta do Sol).
O Clube Recreativo, Esportivo e Social da Porta do Sol leva o nome do advogado e jornalista esportivo.
Em São Paulo, a Ponte da Casa Verde (Marginal Tietê) também leva o nome de Walter Abrahão.