BLOG DO VANDER LUIZDESTAQUE

Setembro mês do rádio e do radialista

Setembro é um mês especial para o rádio. No dia 7 de setembro de 1922 ocorreu no Rio de Janeiro a primeira transmissão de rádio do país durante a exposição internacional.

O Dia do Rádio é comemorado em 25 de setembro por ser o data de nascimento de Roquete Pinto (1884-1954) considerado o patrono do rádio brasileiro.

O Dia do Radialista em duas datas. Oficialmente era 21 de setembro por conta do decreto presidencial de 21 de setembro de 1943 quando Getúlio Vargas fixou o piso salarial da categoria.

Em 24 de julho de 2006 passou a ser comemorado em 7 de novembro data de nascimento de Ary Barroso, um dos grandes nomes da história do rádio nascido em 1903.  No entanto, os radialistas são lembrados e cumprimentados nas duas datas.

Aqui lembro de dois momentos vividos no rádio.

Eleições 1996. Acompanhando a candidata Luiz Erundina que disputou a Prefeitura de São Paulo e perdeu no segundo turno para Celso Pita. Monalisa Perrone (Rádio Bandeirantes, hoje Rede Globo), Salete (O Estado de São Paulo), Raimundo Silva e Daniel Gonzales (Diário Popular, hoje Diário de São Paulo
Eleições 1996. Acompanhando pela Jovem Pan a candidata Luiza Erundina  que disputou a Prefeitura de São Paulo e perdeu no segundo turno para Celso Pita. Monalisa Perrone (Rádio Bandeirantes, hoje Rede Globo), Salete Silva (O Estado de São Paulo), Raimundo Silva e Daniel Gonzales (Diário Popular, hoje Diário de São Paulo)
FM 90 de Salto. Com Eduardo Afonso e João José Tucano da Silva acompanhando o primeiro acesso do Ituano em 1989.
FM 90 de Salto. Com Eduardo Afonso e João José “Tucano” da Silva narrando o primeiro acesso do Ituano em 1989

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *