Saneaqua utiliza maquetes para conscientizar funcionários e alertar sobre os comportamentos seguros no trânsito

Em apoio ao movimento Maio Amarelo, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realiza durante o mês de maio ações de mobilização para alertar seus funcionários com relação aos fatores que podem resultar em incidentes durante a execução de intervenções, obras ou serviços prestados em vias públicas da cidade.

Entre as atividades realizadas destaca-se o treinamento com o uso de uma maquete dinâmica, simulando diversos cenários de trânsito em ruas e avenidas movimentadas da cidade.

Durante a simulação a equipe de segurança do trabalho da concessionária destaca todos os cenários previstos no Manual de Sinalização de Vias e Obras, elaborado pela empresa para a execução de obras e serviços, além de apresentar a importância do uso de barreiras de controle, proteção e suporte de acordo com os cenários.

O objetivo do uso das barreiras e dos equipamentos de proteção durante as atividades executadas pela Saneaqua é garantir a segurança dos trabalhadores e da população do município, além de diminuir a probabilidade de incidentes no local dos serviços. Assim, são utilizados pela empresa barreira físicas como placas, cones, cerquite (tapume de tela) e observador em tempo integral para orientar os funcionários em campo e os pedestres.

No treinamento com o uso das maquetes os funcionários da concessionária também são reorientados a elaborar o Planejamento Diário de Segurança do Trabalho (PDST), que permite o detalhamento da atividade, identificação prévia dos riscos e as barreiras para eliminar, reduzir e controlar um evento indesejado.

Dentro dos princípios de gerenciamento de risco da Saneaqua, a realização de ações como essa reforçam o valor da empresa de “Atuar com Segurança” e integridade, destacando que o comportamento seguro no trânsito deve ser mantido em qualquer situação, seja na função de motorista ou de pedestre.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *