Saneaqua realiza em Mairinque a limpeza preventiva de 14,75 quilômetros de redes de esgoto no 1º semestre

Volume é 11% superior ao registrado no mesmo período de 2021; concessionária também fez a substituição e modernização das tubulações no Jardim Granada e Centro

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no primeiro semestre de 2022 a limpeza preventiva de 14,75 quilômetros de redes de esgoto. O volume é 11% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 13,29 quilômetros de tubulações foram limpos preventivamente.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de tubulações na cidade e auxilia na identificação e antecipação de possíveis problemas, evitando ocorrências operacionais mais graves. Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais como sobras de construção civil, pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos entre outros.

Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.

Em Mairinque, a Saneaqua participa, em parceria com a Prefeitura e apoio da Cargill, do Programa Meio Ambiente Nas Escolas (PMANE) realizado pelos Institutos Auá – Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla – Reciclagem de óleo vegetal. O Programa conta com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais. A listagem completa de locais de coleta do óleo usado está disponível no link.

Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.

SUBSITUIÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE REDES 

Somado à limpeza preventiva das redes, a concessionária também realizou no primeiro semestre obras para substituição e modernização das tubulações de esgoto da cidade. As intervenções ocorreram nos bairros Granada e Centro.

No período foram substituídos cerca de 87 metros de redes com o objetivo de ampliar os serviços e manter a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões.

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque trata 45 litros de esgoto por segundo, propiciando a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro e desde o início de sua operação o indicador de tratamento do esgoto gerado em todo o município já avançou de 0% para 35%.

O sistema utiliza uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo.

Ao longo do segundo semestre, a concessionária prevê obras de substituição de mais 60 metros de tubulações, garantindo a regularidade do serviço de esgotamento sanitário.

A Saneaqua incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto e também disponibiliza palestras educativas gratuitas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *