Saneaqua lança campanha “Jogando Junto Pela Água” para incentivar o consumo consciente em Mairinque
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, dá início nesta semana a uma nova campanha para incentivar o uso consciente de água na cidade.
A ação intitulada “Jogando Junto Pela Água” tem o objetivo de reforçar os hábitos de consumo equilibrado de forma ainda antecipada já que a falta de chuvas afeta todo o interior paulista e pode agravar a segurança hídrica da região ao longo dos meses mais secos do ano.
A menor ocorrência de chuvas, que antecipou o período de estiagem de 2021, tem sido alertada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), após os primeiros meses deste ano serem considerados os mais secos dos últimos quatro anos em Mairinque.
Em seu site, a ANA monitora o avanço da seca em todo o Estado de São Paulo, num alerta para a adoção de atitudes estratégicas sobre o uso racional e sustentável da água.
Recomendações que têm sido adotadas pela concessionária em Mairinque com ações de um plano de contingência, iniciado ainda no verão e que segue em andamento, agora, com uma nova campanha de conscientização junto à população.
“Neste momento temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar o período mais crítico da estiagem. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.
A campanha “Jogando Junto Pela Água” reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações coletivas podem trazer resultados individuais.
“A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e pratique o uso consciente para evitar um cenário restritivo em relação ao recurso na cidade.”
“Neste momento, estamos convocados – concessionária e população – para um grande time que vai jogar pelo bem-estar de todos na estiagem deste ano”, explica o diretor.
Dividida em três fases, a campanha de conscientização tem início com divulgações em redes sociais e será expandida para mídias locais e ações de distribuição de folhetos, além do apoio dos leituristas da concessionária que percorrerão as ruas da cidade vestindo a “camisa” do time proposto pela campanha.
“Jogando junto pela água é uma iniciativa planejada para levar esclarecimento e conscientização à população. Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, tem início a estiagem”, destaca Dias.
A campanha ainda terá uma página exclusiva no site Saneaqua que reunirá dicas e informações sobre o assunto e permitirá que as pessoas acompanhem, de forma atualizada, as condições dos mananciais de captação e os índices pluviométricos da cidade.
A página está em fase final de construção e será disponibilizada para consulta no início de junho.
ESTIAGEM ANTECIPADA EM MAIRINQUE
Desde o início deste ano, Mairinque tem o registro de 269 milímetros de chuva, volume 62% inferior ao registrado no ano passado quando o primeiro quadrimestre acumulou 722 milímetros.
É o mais baixo volume de chuvas registrado na cidade desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste.
Vale destacar que em maio, apesar das poucas chuvas dos últimos dias, também tem se mantido mais seco que o previsto, em meio a um ano que segue a mesma característica.
No mês de abril, o consumo de água em Mairinque ficou acima da média para o período. A população consumiu 279 milhões de litros de água. São 6,5 milhões de litros a mais que o consumo médio dos quatro primeiros meses do ano.
A Saneaqua lembra que é possível utilizar água de forma consciente mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia da Covid-19.
“Evitar desperdícios na lavagem de calçadas e varandas e reaproveitar a água para limpeza dos quintais são bons exemplos”, reforça o diretor Rodrigo Dias.
As informações detalhadas do acompanhamento da situação de seca em todo o país estão disponíveis para consulta no Monitor de Secas no site da ANA (clique aqui).