Rede de Esgoto. Descarte adequado dos resíduos e limpeza da caixa de gordura são medidas eficazes contra os entupimentos
Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que, em vez de ser reaproveitado, foi lançado no ralo.
Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para as redes de esgoto, retornarão trazendo algum tipo de problema, seja entupimento das ligações ou das redes, extravasamento das tubulações ou até retorno de esgoto para dentro dos imóveis.
A concessionária Saneaqua, responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta para alguns cuidados que a população deve ter para evitar transtornos com as redes de esgoto.
Em Mairinque, a Saneaqua mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das tubulações. Em 2021, aproximadamente 26 quilômetros de redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza, como forma de evitar entupimentos causados por descarte incorreto de resíduos sólidos nas tubulações.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, foram 231 entupimentos contra 184 em 2021; uma redução de mais de 20%.
“Mesmo intensificando as ações de manutenção preventiva, ainda assim o uso correto do sistema de esgoto deve ser um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, esclarece o gerente de operações da Saneaqua, Bruno Gravatá.
Ele informa ainda que, durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos, como fio dental, papel, brinquedos, latinhas de cerveja ou refrigerante, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias.
Para evitar a obstrução das redes, Gravatá orienta que as pessoas não joguem lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários de qualquer parte do imóvel. “Esgoto não é lixo”, reforça.
ORIENTAÇÕES
- Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.
- Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima dela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto.
- Todo imóvel deve manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva).
- O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.
- Em Mairinque, a Saneaqua participa, em parceria com a Prefeitura e apoio da Cargill, do Programa Meio Ambiente Nas Escolas (PMANE) realizado pelos Institutos Auá – Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla – Reciclagem de óleo vegetal. O Programa conta com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais. A listagem completa de locais de coleta do óleo usado está disponível no site. Clique aqui.
Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.
A Saneaqua incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto e também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema, interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br