BLOG DO VANDER LUIZ

Prefeitura quer desobrigar presença de diretores em reuniões do Conseg

 

O prefeito Claudio Góes encaminhou projeto à Câmara Municipal que altera a Lei 3.029, de março de 2007, que determina que a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) deve ter a participação obrigatória de um diretor da Prefeitura.

Em mensagem enviada ao presidente da Câmara, Niltinho Bastos, Claudio disse que “o Poder Público está obrigado a sempre encaminhar um diretor de Departamento, fato que esbarra em concreta dificuldade, já que os diretores possuem agendas diárias com elevados compromissos assumidos, quase sempre com prazos a serem cumpridos, bem como, alguns Departamentos, os assuntos que dominam não guardam relação com os tratados pelo Conselho de Segurança”.

Conseg tem reunião mensal e na maioria das vezes na Câmara Municipal

Para viabilizar a efetiva participação no Conseg, o prefeito propõe a “presença de representante (s) da Prefeitura, sem que seja exatamente o Diretor, pode ser este ou qualquer outro servidor público que o Chefe do Executivo determinar. Com isso poderá o Chefe do Executivo avaliar o melhor representante para os assuntos que serão tratados em cada reunião do Conseg”.

A presença do comandante da Guarda Municipal segue sendo obrigatória.

Pela alteração que será votada nesta segunda-feira (23) o artigo passará a ter a seguinte redação.

 

“Art. 1º O Poder Executivo será representado nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) mediante a participação obrigatória do Inspetor Chefe Comandante da Guarda Municipal.

Parágrafo único. O Poder Executivo deverá, ainda, enviar representante (s) de outras áreas, conforme dispuser os assuntos da pauta de reuniões, desde que previamente solicitado”.

A aprovação do projeto apenas vai oficializar o que já ocorre. Normalmente, os diretores da Prefeitura não participam das reuniões.

Em várias oportunidades a Prefeitura foi representada pelo assessor de imprensa Emir Bechir ou por Marquito Villaça que trabalha no gabinete do prefeito.

Por sua vez, a Polícia Civil é não tem enviado representantes em boa parte das reuniões mensais

PODER DE DECISÃO

O capitão Ricardo Ceoloni, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, disse que independente do cargo a Prefeitura tem que enviar alguém com poder de decisão e não uma pessoa que apenas vai ouvir as demandas da área segurança.

Ceoloni sempre cobra a participação das autoridades e da população nas reuniões do Conseg por entender que se trata de ação de cidadania.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

2 thoughts on “Prefeitura quer desobrigar presença de diretores em reuniões do Conseg

  • Adilson Roberto Cunha

    Gostaria de saber. se qualquer pessoa poderia participar das reuniões do Conseg. Também gostaria de saber os dias e horários dessas reuniões.

    Resposta
    • Vander Luiz

      As reuniões do Conseg ocorrem na segunda terça-feira de cada mês às 19 horas. A maioria dos encontros acontece na Câmara Municipal de São Roque, mas em novembro será no Bairro do Saboó. Para maiores informações entre no site http://www.consegsaoroque.com.br Abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *