BLOG DO VANDER LUIZCARNAVAL 2017

Prefeitura de São Roque define hoje se escolas de samba terão ajuda financeira e se haverá desfile

 

A Prefeitura de São Roque decide nesta sexta-feira se as escolas de samba da cidade receberão ou não ajuda financeira para o desfile de rua.

A chefe da Divisão de Cultura, Mari Dineri Moraes, e uma comissão estão tratando diretamente do assunto. A reunião com os presidentes das escolas de samba será às 16 horas, na Prefeitura.

Desfile do ano passado ocorreu sem arquibancada na Avenida Bandeirantes

Por conta da crise econômica, a Prefeitura de São Roque avisou que não tem dinheiro. Por sua vez, os representantes das escolas de samba alegam que sem a ajuda financeira o tradicional desfile na Avenida Bandeirantes corre o risco de não ocorrer.

Além da ajuda financeira para as escolas, a Prefeitura tem ainda que investir na estrutura do evento com a contratação de som, iluminação e corpo de jurados.

No ano passado, Santa Quitéria e Leões da 119 receberam uma subvenção de R$ 24,5 mil cada. O projeto inicial do prefeito Daniel da Padaria era de 25 mil reais. Porém, como foi rejeitado em sessão extraordinária pela maioria dos vereadores, um novo projeto somente pode ser apresentado após a mudança do valor.

Houve polêmica na primeira votação porque ocorreu na mesma sessão extraordinária em que foi rejeitado o projeto de reposição salarial do funcionalismo público que não atendia à reivindicação desejada pela categoria.

Para reduzir custos, o desfile do ano passado foi realizado apenas no domingo e não foram montadas arquibancadas.

O presidente da Escola de Samba Unidos da Estação Santa Quitéria, Marquinhos da Fanfarra, disse que a sua agremiação desfilará de qualquer forma independente da subvenção.

A atual campeã do Carnaval de São Roque, como de costume, se prepara para o desfile há quase um ano com o enredo “Universo das Ilusões”.  O samba enredo foi apresentado no dia 19 de junho.

O presidente da Leões da 119, Joberto Alves, também está com a preparação da escola encaminhada com boa parte dos carros alegóricos e fantasias prontas. O enredo fala das crianças e do universo infantil.

Joberto disse que sem a ajuda da Prefeitura fica difícil colocar a escola na avenida. Lembra que a escola não depende somente da verba oficial, que realiza atividades para levantar recursos, mas a ajuda da Prefeitura é essencial e teme pelo fim das escolas de samba da cidade caso ocorra uma interrupção no desfile.

Por sua vez, a Corações Unidos de São João Novo disse que não tem como desfilar sem a subvenção. A escola que neste ano completa 50 anos, não participou do desfile do ano passado por conta da demora da aprovação da verba.

O diretor Luciano Antonio Severino disse que escola está trabalhando e o enredo conta a história do samba e vai destacar o ano de ouro da agremiação que nasceu como bloco.

A Corações Unidos também estará se apresentando durante o reinado de Momo no Hotel Vila Rossa com sua bateria show como ocorreu em outros anos.

Caso não desfile em São Roque, deverá pelo menos realizar uma apresentação para a comunidade e anuncia que o aniversário da escola em 5 março não irá passa em branco. Será em azul e branco.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *