Polícia Militar realiza ação para restabelecer a ordem pública após interdição de ruas, “pancadão” e depredação
Na noite de terça-feira (28) e na madruda de quarta (1º), policiais militares, da 2ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia, realizaram ação de reestabelecimento da ordem pública e detiveram três pessoas envolvidas em interdição de vias, depredação e perturbação do sossego “pancadão” na área central de São Roque.
Nos primeiros minutos a madrugada, após inúmeras solicitações através do COPOM, bem como de populares e moradores do centro da cidade, os Policiais Militares se deslocaram até a Praça da Matriz para desobstruir as vias onde vários veículos e cerca de mil pessoas, muitas delas causando tumultos e vandalismo, terminavam à sua maneira os festejos do carnaval 2017.
Com a chegada da Polícia, boa parte dessas pessoas xingaram os policias, além de arremessar pedras, garrafas e demais objetos contra a tropa.
As pessoas que se aglomeravam na praça faziam algazarras, danificavam lixeiras públicas, quebravam garrafas de bebidas e também vandalizaram um veículo que passava pelo local jogando uma lajota de calçamento da praça em seu interior.
Diante de tal cenário de total desordem, o qual causava desconforto e medo à comunidade de bem, os policiais solicitaram a dispersão dos que ali estavam e não sendo atendidos, intervieram com ações de controle de distúrbios civis para dissolver a massa violenta que se formou.
Foram utilizadas técnicas de dispersão de massa e com agentes não letais fumígenos e lacrimogênios. Esta foi a terceira intervenção na noite.
A primeira ocorreu por volta das 20h na rua Sete de Setembro, onde também uma grande concentração de pessoas se reunia para ouvir músicas de “funk” que eram reproduzidas na sacada de um sobrado, formando um evento não autorizado pela prefeitura, causando interdição da citada via e transtorno aos que ali moram e outros que ali tentavam passar.
Nesta primeira ação na não houve a necessidade de uso de técnicas de controle de distúrbios civis, pois somente com a ação de presença do efetivo da Polícia Militar e o contato com os organizadores, a multidão foi logo se dispersando e liberando a via.
A segunda intervenção ocorreu por volta das 23 horas, na avenida Antonino Dias Bastos (próximo ao Pátio Corina) a qual é uma importante avenida do município, onde mais uma vez ocorreu a interdição não autorizada da via por uma multidão, e após o acionamento da Polícia Militar através do COPOM, também somente com a ação preventiva de presença dos Policiais Militares, a multidão se dispersou liberando a avenida.
Porém, retornaram às vias centrais próximas a Praça da Matriz, causando vandalismo, desordem, gritaria, as quais foram testemunhadas por diversos moradores dos prédios centrais, bem como por autoridades municipais.
Desse deslocamento da massa de populares, houve então a concentração na Praça da Matriz, e conforme já citado, culminou na terceira e necessária intervenção que reestabeleceu a ordem e tranquilidade pública na cidade.
Das ações não houve feridos, apenas a Polícia Militar conduziu dois homens e uma mulher, ambos maiores de idade para a delegacia, sendo elaborado boletim de resistência e desobediência.
Durante a apresentação da ocorrência compareceu no distrito o dono de um veículo depredado pelos foliões, para registrar seu prejuízo.
Cabe ressaltar que inúmeros eventos ocorreram em nossa cidade neste período de carnaval de forma programada e autorizada pelas autoridades municipais e estaduais, que não geraram maiores transtornos, nem mesmo desordem na comunidade.
Comunicação Social do 50º BPMI