DESTAQUENOTÍCIAS

Polícia Militar de São Roque recebe material histórico da Revolução de 32





Aos 93 anos, o senhor João Batista Filho guardava um valioso material da Revolução Constitucionalista de 1932. Na tarde desta quarta-feira (3 de agosto), foi até a sede da 2ª Companhia do 50º Batalhão da Polícia Militar/Interior em São Roque para que o acervo fosse preservado.

João Batista Filho foi policial civil, advogado e mestre em Direito e mantém vivo os ideais de 1932 por ter na família vários combatentes.

Entregou aos cuidados do capitão Carlos Ricardo Ceoloni a letra do Hino a São Paulo, escrito por Guilherme de Almeida quando do início da revolução, porém a execução foi vetada pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas ficando esquecido no tempo. Ofereceu também cópia da partitura do hino e uma gravação em CD.

Ceoloni João Batista Filho editado crepusculo
João Batista Filho e o capitão Ceoloni: registro históricos da Revolução de 32

Seu João tomou a iniciativa ao ficar sabendo através dos jornais da solenidade alusiva à Revolução de 32 organizada na sede da 2ª Cia da PM e decidiu fazer o contato.

Quando da revolução tinha 10 anos de idade, mas lembra de maneira vigorosa de detalhes que marcaram a luta dos paulistas em defesa da democracia.

“Foram momentos de muita alegria e ensinamentos que pudemos viver com a presença do senhor João Batista na sede da companhia. Pois apesar dos seus 93 anos ele exala jovialidade, lucidez, humildade, coerência e muita sabedoria. Muitos nos engradeceu com sua presença e a Polícia Militar em São Roque com certeza ganhou mais um amigo”, comentou o capitão PM Ceoloni comandante da 2ª Cia.

O material histórico será encaminhado para o Comando da Polícia Militar para ser juntada ao acervo da Revolução. A música e a partitura serão encaminhadas ao Corpo Musical para que o hino possa ser ouvido novamente nos eventos alusivos à Revolução de 32 para que esta memória jamais se perca no tempo.



Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *