Paulistano – Campeonato do Interior 1954
Em 1954, o Paulistano de São Roque disputou o Campeonato do Interior que reuniu na fase regional o São Bento (São Roque), Guarani (Ibiúna), CASM (Mairinque), Corinthians (Votorantim) e Piedade.
Segundo registro de Arlindo Carlini, a foto de Olavo Monteiro foi feita no dia que o Tricolor da Vila Aguiar ganhou do São Bento por 2 a 0.
João Cherubini (João Foca) recorda que esse foi um dos bons times que defendeu. Aos 85 anos (nascido em 26 de junho de 1930), ganhou o apelido pelo jeito de nadar.
“Aprendi a nadar no riacho junto ao campo do São Bento (rio Carambeí onde foi construída a avenida Antonino Dias Bastos nos anos 60). Nadava meio cachorrinho e começaram a falar que eu parecia uma foquinha”, lembra com o bom humor de sempre.
Arlindo Carlini anotou no verso da foto que o Paulistano terminou em segundo lugar do setor (fase regional). A melhor campanha foi a do Corinthians de Votorantim depois vieram CASM (3º), São Bento (4º), Ibiúna (5º) e Piedade (6º).
Na sequência da disputa o Campeão do Interior foi o Amparo Atlético Clube.
Fundado em 1950, o Paulistano tinha quatro anos de atividades e reunia atletas de destaque na região. João Foca, por exemplo, tinha jogado no São Roque Atlético Clube (Atlético), São Bento e depois defenderia o Grêmio União Sanroquense por quase 15 anos.
“No Paulistano joguei uns dois anos na lateral esquerda”, recorda. No Atlético, foi companheiro de Zé Galinha jogando ao lado de Mário Luiz, Gerson Nastri, Bertão, Abel e Sorocaba.
Apenas mais alguns registros entre tantos que a foto desperta. Mingo era experiente e vinha de uma passagem pelo América Futebol Clube, apontado como o clube mais antigo de São Roque fundado em 1914. Arlindo Carlini, Remo Sasso e Mingo jogaram juntos no São Bento.
Taufic Elias Fandi (Tufi) foi diretor da Brasital, além de vereador . A pequena praça ao final da rua Rui Barbosa leva o seu nome.
Isso sem falar de Dade que marcou época o Paulistano ao lado de nomes como Vicentão e Vicentinho.
Dade é o único do grupo que aparece quatro anos mais tarde na foto da conquista do primeiro título municipal do Paulistano (1958). Taufic também está no registro conquista inédita, mas de terno e gravata na função de diretor ao lado de Danilo Bellini, Benedito Alves Lima (Beto Lima) e Mário Crucello.
Voltando a 1954, o Paulistano formava com Mingo; Dade, Remo e João Foca; Nazaré, Arlindo Carlini (Carlinão) e Tufi (Taufic Elias Fandi); Júlio, José Compaghoni (Zé Galinha), Ari e Paulista. Técnico. Joanin Tambelli.