Nota de falecimento. Sebastião Apparecido Cornélio, 83 anos, “Velho do Flamenguinho”
Faleceu nesta terça-feira (27 de junho), Sebastião Apparecido Cornélio, de 84 anos, um dos mais tradicionais moradores da Vila Barreto/Jardim Granada, em Mairinque. Era carinhosamente chamado de “Velho do Flamenguinho” pela dedicação ao time de bairro, principalmente pelo trabalho de junto aos garotos.
O velório será nesta quarta-feira das 8 às 11 da manhã no Velório Municipal e o sepultamento na sequência no Cemitério Municipal de Mairinque.
Era viúvo de Maria da Conceição Cornélio com quem teve 13 filhos, sendo que quatro deles faleceram quando criança. São 37 netos, 29 bisnetos e 2 tataranetos.
Nascido em 10 de setembro de 1939, em Piratininga (SP), passou boa parte da vida no Paraná. Apaixonado por futebol, aos 11 anos integrava a equipe que o pai Miguel Cornélio montou na fazenda onde moravam. Aos 14 anos, foi convidado por uma equipe da cidade que pagava seus jogadores. Atuava na posição de central e era conhecido por “Pé de Ouro” devido ao chute forte e certeiro.
A mudança para Mairinque ocorreu em 1979 quando veio morar no Jardim Barreto. Um dos filhos montou um time de futebol e Sebastião passou a ser o treinador. Comandou várias equipes da cidade, Ferroviária, Granada, AABGB, mas foi no Flamenguinho que o seu trabalho ficou marcado na escolinha, além de organizar dezenas de competições de futebol e futsal. Era um fanático torcedor d Palmeiras.
Em 16 de agosto de 1992, quando da inauguração do Campo do Granada/Barreto, Sebastião foi homenageado pelo trabalho no esporte Mairinque com um placa entregue pelo prefeito Toninho Gemente.
Trabalhou em várias empresas da região e se aposentou como servidor público da Prefeitura de Mairinque.
Em 02 de outubro de 2022, recebeu o título de Cidadão Mairinque por iniciativa do vereador Robertinho Ierck.
Nossos sentimentos a todos os familiares, aos filhos Paulo Roberto (Palhaço Espoleta) e José Pedro e ao neto Espoletinha, com quem temos mais contato, neste momento de profunda tristeza, mas também sabemos que o querido Velho do Flamenguinho cumpriu sua missão com muita determinação e ensinamentos.