FALECIMENTOSNOTÍCIAS

Nota de falecimento. Renzo Fachin, 88 anos. O sapateiro italiano que já chegou palmeirense ao Brasil

Renzo Fachin faleceu aos 88 anos

Faleceu na madrugada de hoje (7), o sapateiro Renzo Fachin. Um dia após ter completado 88 anos. O corpo está no Velório de São Roque e o sepultamento será neste sábado, às 17h, no Cemitério da Paz.

Foi casado com Adalgisa Cerrone Fachin com quem teve os filhos Roberto, Romano e Rosana.

Renzo nasceu na Itália em 6 de dezembro de 1931. Chegou ao Brasil em 16 de outubro de 1952. Veio para São Roque e passou um curto período em Caraguatatuba. Em setembro de 1953, fixou residência em São Roque e passou a trabalhar como sapateiro na Rua Paulo, bairro do Taboão. Ofício que aprendeu na Itália com os ensinamentos de Romano Comessatti. O mestre foi homenageado com o nome de um dos filhos do casal Remo e Adalgisa.

Em 2012, recebeu o título de cidadão são-roquense por iniciativa do vereador Donizete Carteiro em sessão especial do Dia da Colônia Italiana. A convite do senhor Renzo e do presidente da Câmara, Alfredo Estrada, fui o mestre de cerimônia.

Renzo era torcedor do Palmeiras, uma paixão que nasceu antes mesmo de pisar em solo brasileiro. Em 1951, lá na Itália, Renzo ouviu pelo rádio o Palmeiras conquistar a Copa Rio/Mundial de Clubes em cima da Juventus de Turim. Ficou apaixonado pelo clube brasileiro e virou palmeirense. Ao chegar no Brasil, se transformou em um autêntico “palestrino” ao saber que o Palmeiras um dia foi Palestra Itália e que foi obrigado a mudar de nome por conta da Segunda Guerra Mundial. Era proíbido no Brasil qualquer referência aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Foi por isso que o Germânia (tradicional clube paulistano) virou Pinheiros. Em São Roque, a Banda Conte de Torino passou a ser Carlos Gomes.

Contei essa história ao amigo jornalista e ex-deputado federal Nelo Rodolfo, que ao saber da homenagem da Câmara de São Roque, mandou de presente uma camisa oficial do Palmeiras.

Renzo ganha camisa do Palmeiras na sessão da Câmara Municipal. Presente do jornalista Nelo Rodolfo. Foto Amanda Cólo/AICSR

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *