Nota de falecimento. Professor Élcio Roque Boccato, 83 anos, diretor do jornal O Democrata
O professor Élcio Roque Boccato faleceu aos 83 anos, na noite desta segunda-feira (24), em São Paulo. Nascido em 1º de setembro de 1935, foi por 40 anos o diretor responsável do Jornal O Democrata (1978/2018) quando já doente se afastou da função que passou a ser ocupada pelo filho e também jornalista André Luís Boccato (Neco).
O corpo está no Velório Municipal e o sepultamento será nesta terça-feira (25), às 17 horas, no Cemitério da Paz em São Roque.
Élcio foi casado com Juracy Hanssen Boccato com quem tem os filhos Lucélia, André Luís e Valéria, deixa 5 netos e era casado em segunda núpcias com Ivone Tanzi, como informou a edição especial do jornal O Matilde em comemoração aos 93 anos de fundação do jornal criado em 1917.
Élcio iniciou começou a trabalhar no jornal em 1962 auxiliando o pai Rino Boccato que se preparava para a campanha vitoriosa à prefeitura de São Roque. Com a morte do pai, aos 83 anos, em 13 de outubro de 1978, assumiu a direção do jornal ao lado dos irmãos Rubens, Sérgio, Osmar e do sobrinho Osmar Henrique Villaça Boccato (Maíque).
Durante décadas escreveu a coluna “Outras Notícias” onde assinava com o pseudônimo de Lécio. Toda semana publicava o tópico “Conto o Milagre, Mas não Conto o Santo”. Jamais deixava de mencionar as observações do sempre atento passarinho verde e os caminhos percorridos pela simpática loira.
Viveu intensamente décadas da vida de São Roque e região e ao mesmo tempo lecionou em várias escolas da região. Foi diretor de Cultura da administração Quintino de Lima (1977/82) participando da organização de um Salão de Artes entre outras atividades.
Em 1988, concorreu foi candidato a vice-prefeito na chapa do PT encabeçada pelo advogado Oswaldo Stefani (Pirolito).
No final dos anos 80, ao lado do jornalista Carlos Mello e de André Luís Boccato, tive a experiência de trabalhar em edições especiais ao lado do professor Élcio Boccato, principalmente nos suplementos de aniversário de São Roque. Uma parceria do jornal com a N&T Vídeo Produções.
Em duas ocasiões, inovamos com a edição de suplementos coloridos em off-set rodados na distante Vargem Grande do Sul, próximo ao sul de Minas. O jornal ainda era composto no chumbo das linotipos e as fotos em clichês de alumínio.
O professor Élcio era dono de um léxico (vocabulário) cheio de palavras que soavam estranhas para os nossos ouvidos, mas que eram de profundo conhecimento. A advogada e jornalista Simone Júdica é a sua principal seguidora no fino trato e respeito com a Língua Portuguesa.
Por exemplo, rio bom de pesca era piscoso. Vereador edil, e prefeito, alcaide.
Mas vamos era preciso dar um título para o suplemento de aniversário da cidade que 1988 completava 331 anos.
Algo profundo para valorizar as inéditas fotos coloridas da imagem do Morro do Cruzeiro tento São Roque ao fundo. O professor Élcio, não precisou pensar muito para definir o título. Ninguém tinha base cultural para questioná-lo. O jeito foi consultar o dicionário.
“A paisagem é bucólica… e a devoção é perene…”
Hoje, o passarinho verde se vestiu de luto e uma profunda lágrima borrou a maquiagem da simpática loira. Porém, jamais ela perderá a elegância construída em nosso imaginário, mesmo em um momento de dor.
Nossos sentimentos aos familiares.