Nota de falecimento. Hélio Mudinho, 81 anos. Hélio Mesquita de Carvalho

Faleceu na manhã desde domingo (19 de abril de 2020), às 11h, Hélio Mesquita de Carvalho conhecido por Hélio Mudinho. O sepultamento ocorreu na tarde de hoje, às 16h, no Cemitério da Paz. Há alguns anos sofria do Mal de Parkinson e problemas na próstata.
Era filho do dentista Moacir Carvalho de Brito e de Astolfina Mesquita de Brito. Hélio teve os irmãos Laura (falecida), Benjamin e Maria Aparecida Carvalho Nardelli (Mariquinha) casada com Vladimir Nardellli.
Helio foi casado com Mercedes de Moraes (falecida) e deixa as filhas Patrícia casada com Vitor Oliani e Nanci casada com Marcelo e os netos Thiago e Felipe.
Foi um dos grandes goleiros do futebol de São Roque nas décadas de 1950 e 1970. Quando comecei na Rádio Universal de São Roque (1983), estava no final de carreira mas narrei jogos dele defendendo a ADC Metalur.
O apelido veio por apresentar dificuldades na fala. O respeito no futebol regional conquistou com atuações defendendo o Paulistano, Grêmio União Sanroquense, Fabrica Nacional de Ferramentas e Metalur, além de outras equipes tanto no campo e quanto no futebol de salão.
Fiquei sabendo do falecimento pelo sobrinho Júlio Nardelli. Na sequência, conversei com o cunhado professor Vladimir, a irmã Mariquinha e a filha Nanci quando lembramos algumas passagens de Hélio Mudinho.
O primeiro emprego na sapataria do Roque Nastri e depois trabalhou na Ferodo, Fábrica Nacional de Ferramentas (Bairro do Guaçú no início do acesso), Eternox e Metalur.
No Paulistano, Hélio Mudinho teve uma participação marcante. Tanto que Zito Mandi (falecido em 2015) – um dos principais nomes da história do Tricolor -, dizia que entre as formações campeãs elegia o time de 1964.
“Foi o melhor time que joguei com Hélio Mudinho; Zeca Pintor, Amim, Vicentinho ou Dade e Rabiada; Vicentão e eu [Zito Mandi]; Piriquito, Maurinho, China e Niquinho”, recordou em uma entrevista.


Pingback: Fábrica Nacional de Ferramentas futebol de salão – Vander Luiz