FALECIMENTOS

Nota de falecimento. Dom Ercílio Turco, 81 anos, bispo emérito da diocese de Osasco

Dom Ercílio Tuco faleceu aos 81 anos

Morreu na madrugada desta quarta-feira (30), Dom Ercílio Turco, bispo emérito da Diocese de Osasco, no Hospital da Luz (São Paulo), onde estava internado desde o dia 19 de outubro e lutava contra um câncer. Bispo emérito é o título conferido ao bispo diocesano que apresenta o pedido de renúncia ao completar 75 anos. No caso, Dom Ercílio foi substituído por Dom João Bosco Barbosa de Souza.

Nascido em Campinas, em 13 de março de 1938, era filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco. Foi ordenado sacerdote na própria cidade onde nasceu (1º de dezembro de 1963), por Dom Paulo de Tarso Campos, arcebispo metropolitano de Campinas.

Dom Ercílio Turco foi o terceiro bispo de Limeira (SP), nomeado em 18 de novembro de 1989, ordenado em 4 de fevereiro de 1990 e com posse em 8 de fevereiro de 1990

Foi vigário e pároco em várias comunidades: Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Campinas), Coração de Maria (Campinas), Paróquia de São Sebastião (Valinhos), Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Hortolândia), Paróquia de Santa Isabel (Distrito de Barão Geraldo, Campinas), Paróquia de São José (Mogi-Mirim). Além de capelão em Valinhos e da Casa Mãe das Missionárias de Jesus Crucificado e Pensionato São José e Santa Casa de Misericórdia e do hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas).

Em 24 de abril de 2002, o papa João Paulo II o transferiu para a Diocese de Osasco, onde permaneceu até a renúncia – por motivo de idade – ao papa Francisco em 14 de março de 2013, sendo aceita em 15 de abril de 2014.

O bispo Dom João Bosco Barbosa de Souza divulgou a programação durante o velório na Catedral Santo Antonio (Osasco), na avenida Santo Antonio, 1090.

QUARTA-FEIRA (30)

11h  – primeira missa presidida por Dom João Bosco

14h  – missa presidida por monsenhor Claudemir e o povo da catedral

16h – padres e povo da região de Cotia

18h – padres e povo da região de Ibiúna

20h – padres e povo da região de São Roque

22h – padres e povo da região de São José Operário

24h – padres e povo d região Bonfim

QUINTA-FEIRA (31)

02h – padres e povo da Região Santo Antonio

04h – padres e povo da Região de Barueri

06h – padres e povo da região de Carapicuíba

08h – padres e povo da região de Itapevi

10h – missa final e sepultamento

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *