Nota de falecimento. Antônio Santo Pocciotti, 66 anos
Por: Simone Judica e Vander Luiz
Faleceu, nesta madrugada (23), o advogado Antônio Santo Pocciotti, aos 66 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, onde se encontrava internado há alguns dias, devido a uma infecção urinária que se agravou e, infelizmente, resultou no óbito.
Nascido em 6 de novembro de 1953, era também chamado de Tone ou Santo. Filho do já falecido casal João Pocciotti e Cilda Pocciotti, foi casado com Izilda e deixa os filhos Antônio Santo Pocciotti Júnior, Maria Carolina e Maria Gabriela e os netos Elisa, Larissa, Lara, Lívia, Laura, Pedro e Felipe, além dos irmãos Maria do Carmo e João Pocciotti Filho.
O velório ocorreu na manhã de hoje e o sepultamento foi realizado às 13h00, no Cemitério da Paz.
Antônio Santo Pocciotti era um dos mais conhecidos advogados de São Roque. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, em 1979, e construiu uma sólida carreira. Participou ativamente da 98ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Roque, onde ocupou o cargo de secretário na gestão 2004/2006 e tesoureiro, no triênio 2007/2009. Também foi procurador jurídico do Município de Mairinque, na administração do ex-prefeito João Cômodo, de 1997 a 2000.
“O dia amanheceu tão triste…e é com imenso pesar que comunicamos o falecimento do estimado amigo Dr. Antônio Pocciotti, pai do também advogado Antônio Pocciotti Junior”, postou a OAB São Roque em suas redes sociais.
Antes de abraçar advocacia, Santo Pocciotti formou-se contador, em 1974, pela Escola “Barão de Piratininga”, em São Roque.
Quando criança, foi seminarista no Seminário do Ibaté, em São Roque. Permaneceu interno durante os anos de 1964 e 1965, conforme relembra na entrevista abaixo, concedida por ocasião do tradicional Encontro dos Ex-Seminaristas, realizado em 24 de agosto de 2019.
Também atuou como corretor de imóveis e foi proprietário da Imobiliária Lazer Imóveis, que anteriormente pertenceu a seu pais e hoje segue administrada pelos filhos Júnior e Maria Gabriela.
As atividades de Antônio Santo Pocciotti, porém, estendiam-se muito além da seara profissional. Sua participação na comunidade são-roquense, em segmentos esportivos, culturais, religiosos e políticos, sempre foi expressiva.
Foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo de 1974 a 1987, e colaborador do jornal O Democrata por muitos anos.
Cultivava um carinho especial pela Romaria dos Cavaleiros de São Jorge e foi secretário da entidade no ano de 1979.
Participou ativamente da diretoria da Guarda Mirim de São Roque, nos anos 1980 e 1990, sendo o vice-presidente da entidade por mais de duas décadas.
Presidiu o Clube Atlético Paulistano no final dos anos 1970. Durante a sua administração houve o início da construção da piscina, que era um sonho dos associados. Nesta manhã, a direção do Paulistano externou seu pesar pelo falecimento de Pocciotti: “E com muita tristeza que o clube se despede de seu ex-presidente, incentivador e torcedor ANTONIO SANTO POCCIOTTI. Nossos sentimentos a família e amigos.”, diz a nota.
ABAIXO – ENTREVISTA DE SANTO POCCIOTI NO PAULISTANO 19 DE MARÇO DE 2016
Agnaldo Grando, presidente do Paulistano, completa: “Bom presidente. Grande amigo.”
Entre as agremiações de que participava com mais carinho, está a Confraria de San Gennaro, formada pelos amigos de infância da Rua Padre Marçal, onde Santo Pocciotti cresceu. As reuniões aconteciam em animados jantares, na última quinta-feira de cada mês, a que não faltavam os amigos Santo Pocciotti, Flório Guzzon, Haroldo Guimarães, João Pocciotti Filho, José Fernando Rabechini, Remo Tagliassachi Neto, Valério Sangalli, entre outros.
Integrou o grupo que criou o Diretório do PSol em São Roque, em 2011, mas não permaneceu filiado ao partido.
Assim como sua família e seus amigos, a advocacia e a cidade de São Roque também se sentem enlutadas com a perda do querido Antônio Santo Pocciotti, que deixa um legado de gentilezas, solidariedade e compromisso social a todos que com ele conviveram.
Fotos: acervo pessoal de Antônio Santo Pocciotti e amigos