Moradores de Ibiúna protestam contra a poluição da Represa de Itupararanga durante a pior seca dos últimos 90 anos
Moradores de Ibiúna e integrantes do Parque Ecológico Itupararanga realizam na manhã deste domingo (3 de outubro, às 9h) um protesto pacífico contra a destruição da represa que abastece a cidade, 85% de Sorocaba e parte da Região Metropolitana de Sorocaba.
O objetivo é chamar a atenção das autoridades e da população pela conscientização ecológica neste período de estiagem em um protesto contra a poluição e o despejo ilegal de esgoto no momento em que o Brasil enfrenta a maior seca em 91 anos.
Na Represa de Itupararanga é possível ver barrancos de areia por toda a extensão. O limite mínimo para captação de água na represa é de 817,5 metros acima do nível do mar. No entanto, no dia 14 de setembro estava em 818,10 operando com 24,79% do volume útil e com apenas 0,5 metro de água da capacidade de captação.
O evento terá palestras, diversas ações de conscientização e passeios de caiaque e praça de stand up.
“A água é a nossa maior riqueza, nossa represa abastece dezenas de cidades entrono e nada mais certo, justo e necessário do que cobramos ações que podem e devem suprir a sede a necessidade de todos. É hora de união em prol da vida e de nossa amada Ibiúna”, disse o advogado Renan Godinho, um dos idealizadores do evento.