Campanha de Vacinação Contra Gripe é prorrogada até 9 de junho
Diante da baixa procura dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe em todo país. A campanha, que terminaria na sexta-feira (26), será estendida até o dia 09 de junho.
A meta inicial de imunização em São Roque era de 25000 pessoas, mas foi modificada pelo Ministério da Saúde para 17862.
Em São Roque até o momento foram imunizadas 15.553 pessoas (86,98%) do público alvo.
As crianças são as que menos foram vacinadas (50,94%), trabalhadores da saúde (86,49%), gestantes (71,23%), idosos 104,49% e mães de recém-nascidos (91,37%).
“É importante que o público-alvo procure uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, declarou a Chefe da Divisão de Saúde, Daniela Dias Groke.
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os trabalhadores do sistema prisional.
A novidade da campanha este ano é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público-alvo.
Com a prorrogação as pessoas terão até o dia 09 de julho para serem imunizadas. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h às 16hh em todos os postos de saúde do município.
No estado de São Paulo a meta era vacinar 10 milhões de pessoas. No entanto, no balanço mais recente de 26 de maio, apontava que ela não havia sido atingida.
Segundo a Secretaria da Saúde foram imunizados 8.022.321 moradoress. Entre os três grupos principais definidos para a vacinação deste ano, as gestantes ainda apresentam menor adesão.
“As pessoas que ainda não foram aos postos devem aproveitar a prorrogação da campanha e tomar a vacina que protege contra uma série de complicações decorrentes da gripe, como as pneumonias. A vacina é segura e não oferece qualquer risco de a pessoa desenvolver gripe”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.