Mairinque alerta moradores sobre tuberculose. Município registra dez casos
A Secretaria de Saúde de Mairinque iniciou nesta semana e prossegue até o dia 19 de novembro campanha para identificar de forma precoce casos de tuberculose.
A orientação é que pessoas com tosse há mais de duas semanas procurem qualquer unidade de saúde do município para a realização do exame de escarro. Sempre é bom lembrar que o exame é gratuito.
Mairinque registrou dez casos da doença e a Vigilância Epidemiológica realiza a Intensificação de Busca Ativa de Tuberculose.
“No momento, estamos tratando de dez pacientes com tuberculose, inclusive uma pessoa está internada em um hospital em Campos do Jordão. Existem casos na cidade, aumentando as chances de outras pessoas serem infectadas”, informou Luiz Pinheiro chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica.
O alerta vale para pessoas que estão com tosse há mais de duas semanas, além de perda de peso, sudorese (suor) noturno, cansaço e fadiga.
A tuberculose é uma doença transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa prejudicar outros órgãos e sistemas.
“A doença se torna grave quando diagnosticada tardiamente e se não for tratada de forma adequada pode levar a óbito”, alerta Luiz Pinheiro.