DESTAQUETURISMO

Ex-prefeito de Gramado faz palestra sobre turismo em São Roque e defende comércio aberto no final de semana




Prefeito de Gramado (RS) por quatro mandatos, Pedro Bertolucci fez palestra em São Roque na noite de terça-feira (19 de julho) a convite do Roteiro do Vinho presidido por Túlio Patto. O evento no Hotel Cordialle reuniu empresários do setor de turismo, comerciantes e alunos do curso de gestão de turismo da FATEC São Roque.

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Ex-prefeito de Gramado (RS) Pedro Bertolucci: turismo precisa da sincronia entre hotelaria, gastronomia e compras

Durante uma hora, Bertolucci comentou as experiências vividas no comando do município da Serra Gaúcha que disputa com o Rio Janeiro a condição de ponto turístico mais desejado do brasileiro.

Comentou a evolução do turismo em Gramado citando que a 73% do orçamento do municipal era gerado pela Ortopé. No entanto, quando da falência da indústria de calçado infantil a cidade teve condições de se manter com folga graças à expansão do turismo.

Elogiou a localização de São Roque por estar a pouco minutos de São Paulo que tem um mercado com 20 milhões de pessoas e que o turista precisa de um “bom motivo” para escolher o destino. Destacou que o vinho é um excelente motivo para atrair turistas para São Roque.

Lembrou que no turismo não se pode entrar em uma zona de conforto. “Gramado criou o Natal Luz para atrair turistas no verão. O Natal Luz tem como origem uma procissão de lanternas que começou a ser recebida por uma orquestra. O desfile cresceu mas chegou em um momento que precisava se renovar. Foi quando se contratou o carnavalesco Joãosinho Trinta para revigorar o desfile”, lembrou

Bertolucci citou que o turismo para dar certo precisa do tripé hotelaria-gastronomia-compras. O hotel é a base do turista é a sua casa por alguns dias e precisa ser confortável. Em geral o turista está disposto a comer mais nãos se importando tanto com a balança. “Tem que ocorrer essa sincronia com o comércio abrindo no final de semana. Não digo que tem que abrir a loja de material de construção, mas é assim que funciona no mundo inteiro. ”, destacou.

Para ele o turismo se desenvolve com “gentileza” e citou  o caso de um barbeiro em Gramado que deixava “a barba do cliente pela metade para dar informação ao turista”.

Para isso é fundamental que a comunidade esteja integrada às atividades turísticas que sinta a possibilidade de também ganhar dinheiro. A cidade turística tem que agradar à comunidade local e aos visitantes. “É preciso que haja equilíbrio”.



OUÇA A ENTREVISTA COM PEDRO BERTOLUCCI

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

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