Escolas estaduais. Confira o calendário 2020 que terá duas semanas de férias em julho e recessos em abril e outubro
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

Na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, começa o ano letivo nas escolas estaduais de São Paulo que terão um novo calendário. Ele foi pensado para acomodar as disciplinas do Inova Educação e para facilitar a aprendizagem, com dois novos recessos e as férias do segundo e do quarto bimestre.
Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores – incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.
Essa mudança foi motivada pelo diagnóstico da Secretaria, baseado em evidências educacionais, as quais apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda.
Confira como ficará o calendário, com as datas de início e término dos recessos:
• Início do ano letivo: 3 de fevereiro
• Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril
• Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho
• Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro
• Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro
Mudanças atuam na melhoria da aprendizagem
As principais novidades são a previsão de períodos de recesso após o término do 1º e do 3º bimestres, com atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem.
Semanas de Estudos Intensivos para recuperar, reforçar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes, de forma alinhada às avaliações; e planejamento escolar que cumpra os 200 dias letivos, para efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).
A nova organização dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e do 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres.
“Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destaca o secretário Rossieli Soares.
Além disso, o calendário 2020 propõe Semanas de Estudos Intensivos, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes.
“As mudanças têm o objetivo de fortalecer as habilidades essenciais a serem trabalhadas durante essas semanas, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes”, explica Caetano Siqueira, coordenador da COPED.