NOTÍCIAS

Elefanta Haisa morre no Zoológico Quinzinho de Barros em Sorocaba

Haisa tinha idade estimada em 60 anos e estava no Zoológico Quinzinho de Barros desde 1995

A elefanta asiática Haisa foi enterrada na tarde desta quinta-feira (19 de novembro), no Parque Natural Chico Mendes, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba.

O animal vivia no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e morreu na noite de quarta-feira (18).

Sofria de artrose e o laudo com a causa da morte deve sair em 45 dias. Haisa tinha a companhia de um outro elefante chamado Sandro.

O corpo de Haisa deixou o hospital veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde passou por necropsia.

A elefanta foi retirada do veículo por um guindaste e sepultada em uma cova aberta por um trator. Para evitar contaminação, o solo foi preparado com cal.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e do zoológico auxiliaram e acompanharam o enterro.

Sob forte emoção, os funcionários prestaram a última homenagem a Haisa. Antes de a máquina retroescavadeira começar a jogar terra, eles fizeram um minuto de silêncio e na sequência uma salva de palmas.

Haisa chegou já adulta ao Zoológico de Sorocaba em 1995 vinda de um circo. Estima-se que ela morreu com mais de 60 anos. Para a espécie, a expectativa de vida em cativeiro é de 48 anos.

Nesta quinta (19), o zoológico ficou fechado em luto por conta da morte de Haisa.

O parque reabre para visitação nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, feriado municipal em Sorocaba.

O zoológico funciona de terça a domingo (9 às 16h). Em razão da covid-19, o limite máximo é de 2 mil visitantes por dia para se evitar aglomeração. Informações pelo telefone (15) 3227-5454.

NOTA DA PREFEITURA DE SOROCABA

É com muito pesar que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que a querida Haisa, elefante asiática do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, morreu na noite desta quarta-feira (dia 18), por volta de 19h.

Um guarda civil municipal (GCM), que fazia o patrulhamento no local, estava próximo ao recinto e presenciou o momento em que Haisa morreu. Ele imediatamente acionou a equipe técnica do zoo que, ao chegar, constatou a morte do animal. Todos os funcionários estão em luto.

De acordo com a Sema, será feita a necropsia e os exames associados para identificar a causa da morte.

Haisa chegou ao “Quinzinho de Barros” em 1995, já adulta, vinda de um circo. Estima-se que ela tinha mais de 60 anos, sendo considerado um animal bem idoso e, por isso, recebia uma rotina de cuidados especiais.

Desde o mês de maio deste ano, Haisa vinha apresentando dificuldade locomotora. Após avaliação clinica e exames foi constatado um quadro de artrose, uma doença degenerativa que não tem cura.

Haisa vinha sendo medicada com anti-inflamatórios, analgésicos e condroprotetores (complementos que estimulam a nutrição, hidratação e regeneração das cartilagens), e estava apresentando melhora satisfatória.

Todos os demais cuidados em prol da qualidade de vida da Haisa, além do controle da artrose, vinham sendo tomados por toda a equipe do zoológico de Sorocaba. Ela recebia uma atenção especial dos tratadores que passavam praticamente o dia todo junto com os elefantes, fornecendo uma dieta equilibrada, cuidados médicos veterinários e atividades de enriquecimento ambiental.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *