GALERIA

Elcio Roque Boccato professor e jornalista diretor de O Democrata

Elcio Roque Boccato (1935/2018)

O professor e jornalista Elcio Roque Boccato nasceu em São Roque em 1º de setembro de 1935. Filho de Heitor Boccato (Rino) e Adelina de Castro Boccato, irmão de Osmar de Castro Boccato, Rubens José Boccato e Sérgio Júlio Boccato.

Faleceu aos 83 anos em 24 de setembro de 2018, o prefeito Claudio Góes decretou luto oficial por três dias.

Em São Roque, estudou no Grupo Escolar “Bernardino de Campos” e no Ginásio Estadual “Horácio Manley Lane”. No Colégio Ipiranga (São Paulo) fez o estudo clássico, quando o ensino secundário era dividido em clássico e científico.

Formou-se em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba e pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação “A Revolução Histórica e Social de São Roque sob Análise e Registro da Imprensa Local”.

Iniciou a carreira de professor em Ibiúna, lecionando em São Roque, Mairinque e outras cidades da região.

Quando casou-se Juracy Jandira Hanse Boccato, em 29 de setembro de 1959, mudou-se para Jales onde deu aulas por alguns anos.

O casal teve os filhos Lucélia, André Luís (Neco) e Valéria.

Em 1963, quado o pai Rino Boccato foi eleito prefeito de São Roque, Élcio assumiu interinamente a direção do Jornal O Democrata.

Com a morte do pai em 1978, passou a ser o diretor responsável do Jornal O Democrata cargo que ocupou por quase 40 anos.

Elcio foi duas vezes candidato a vereador e a vice-prefeito de Osvaldo Stefani (PT), em 1988.

Em 1977, foi o primeiro diretor de Educação, Cultura e Serviço Social da Prefeitura de São Roque na pasta criada pelo prefeito Quintino de Lima (1977/82).

Foi presidente do Conseg São Roque (Conselho Comunitário de Segurança), conselheiro da Santa Casa de São Roque e membro ativo da Loja Maçônica Labor.

Em várias oportunidade foi orador das sessões solenes da Câmara Municipal de São Roque, no aniversário da cidade.

A Câmara de São Roque o homenageou com a Medalha de Mérito “Barão de Piratininga” (2007), por iniciativa do vereador João Paulo de Oliveira.

Recebeu o título de Cidadão Mairinque (1986) e a medalha D. João VI da Associação Medalhística de São Paulo.

Elcio ladeado pelos irmão Osmar e Rubens nos 96 anos de fundação de O Democrata, em 2013

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *