Dia do Trabalho: Saneaqua ressalta importância de programa de desenvolvimento de carreiras em ambientes de inclusão e diversidade

A Saneaqua conta com o Programa DiversifiK com foco no desenvolvimento de estratégias para ampliar as discussões e práticas sobre diversidade e inclusão

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho remete à valorização e à importância dos funcionários dentro das organizações. A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, destaca a importância de um ambiente empresarial inclusivo e diverso, capaz de promover transformações, incluir e identificar grandes talentos e impulsionar o crescimento e desenvolvimento de seus funcionários, por meio de planos de desenvolvimento individual e gestão de carreira.

A empresa reconhece e promove ações e programas de engajamento, projetos que possibilitam traçar o perfil de cada colaborador, assim como ampliar as suas oportunidades e incentivar um ambiente de evolução profissional, sem distinção de gênero, raça e sexo.

O mais recente é o Programa de Estágio 2022, oferecido pela concessionária BRK, que atua em parceria com a Sabesp nos serviços de água e esgoto no município que ofereceu 100 vagas para atuar em diversas áreas da empresa em operações de saneamento em todo Brasil.

Durante a seleção, que teve as inscrições encerradas no último dia 8 de abril, todas as fases são focadas na escolha de pessoas com tradições e vivências distintas, para que sejam agregados diversos pontos de vista em um mesmo ambiente.

Outra ação é Programa de Trainees, chamado de BRK Transformadores, que tem o objetivo de formar líderes no setor de saneamento e especialistas para posições críticas do negócio.

Com 18 meses de duração, os funcionários nestas posições contam com treinamentos formais, sessões de mentoring e um acompanhamento próximo da área de RH, garantindo que, ao final da jornada, tenham desenvolvido competências de liderança e novas habilidades importantes para o setor.

“O processo de atração e seleção da BRK é muito democrático. Estamos em constante capacitação de nossos profissionais para que possamos promover a igualdade neste quesito, sem distinções e preconceitos, promovendo uma cultura de inclusão entre gerações, raças e conhecimentos. E contamos o Ciclo de Gestão de Desempenho para cada colaborador na BRK, para que sejam valorizados e reconhecidos por seus resultados”, comenta Greice Daniela da Silva, gerente de Recursos Humanos da Regional São Paulo da BRK.

DIVERSIDADE 

De acordo com um estudo publicado em 2021 pela Santo Caos, consultoria em engajamento, a BRK tem 13% mais mulheres que o setor de saneamento. Tem também 2% mais trabalhadores PcD que o setor, e 4% a mais se comparado ao mercado de trabalho em geral. A empresa tem ainda 11% mais trabalhadores negros do que o setor de saneamento, e 8% a mais na comparação como mercado em geral. “Estes números mostram o compromisso da empresa desde a seleção até o desenvolvimento de carreiras”, destaca Greice.

E como forma de promover um ambiente diverso, a BRK conta com o Programa DiversifiK, que tem como foco desenvolver estratégias para ampliar as discussões e práticas sobre diversidade e inclusão. Um dos pilares do programa é destacar a presença feminina no setor de saneamento, por meio do Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, possibilitando o avanço da carreira dessas mulheres.

“Desenvolver um ambiente inclusivo permite gerar conexões inovadoras entre os funcionários. Implementar ações com foco em Diversidade tem sido prioridade para BRK, considerando negros, mulheres, PcDs e LGBTQIA+”, completa a gerente.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *