Dia das Crianças: Saneamento é essencial para o desenvolvimento infantil
Neste Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e esgoto de Mairinque, traz reflexões de como o avanço do saneamento está diretamente ligado à saúde e até mesmo ao rendimento escolar das crianças.
De acordo com dados do IBGE (2022), o estudante que mora em uma residência com acesso a saneamento frequenta o ambiente escolar por 11,87 anos, enquanto aqueles sem acesso aos serviços estudam por 10,06 anos.
Quando a criança fica doente, isso pode levar à evasão escolar, uma vez que terá que faltar às aulas. Além disso, as crianças e jovens que vivem em condições precárias de saneamento estão mais propícios à contaminação por doenças de veiculação hídrica, que podem causar uma série de sintomas desagradáveis como diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e até mesmo as chamadas arboviroses, como as que são transmitidas por insetos como dengue, Chikungunya e zika. Em alguns casos, podem até levar à morte.
“O desenvolvimento infantil está associado à qualidade de vida e infelizmente milhares de crianças brasileiras ainda são expostas a uma realidade precária, como o impacto negativo da ausência de saneamento básico”, destaca Artur Pereira Sanches, responsável pela área operacional da Saneaqua.
O Instituto Trata Brasil destaca que crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com as que vivem em áreas saneadas.
Atualmente, Mairinque se destaca em comparação à grande maioria das cidades brasileiras com relação aos avanços dos últimos anos de seus indicadores de saneamento.
A Saneaqua leva água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. O índice de esgotamento sanitário, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o de tratamento de esgoto avançou após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória), em novembro de 2021, o tratamento de efluentes saindo de zero para os atuais 35%.
O salto do indicador foi possível graças à operação da ETE Vitória, que trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
“O avanço dos serviços de saneamento em Mairinque reflete diretamente na educação e economia da cidade e é parte essencial de todo um complexo sistema que envolve a saúde. Oferecendo água de qualidade e os serviços de coleta e tratamento do esgoto, estamos ajudando a prevenir doenças, garantindo a qualidade de vida da população e principalmente das crianças”, reforça Artur.