BLOG DO VANDER LUIZDESTAQUE

Deslizamento de terra fecha um dos acessos da Raposo Tavares a São Roque na Vila São Rafael

 

O deslizamento de um barranco, nesta quarta-feira (19) por volta das 8h30, fechou a saída do km 63,5 da Rodovia Raposo Tavares, sentido capital, que dá acesso a São Roque pela avenida Bernardino de Lucca (Vila Nova São Roque). O trecho também é utilizado para quem busca a rodovia Castello Branco via Lívio Tagliassachi.

Homens do Corpo de Bombeiros, da concessionária CCR/Via Oeste e Prefeitura de São Roque (Defesa Civil e Departamento de Obras) passaram o dia trabalhando na liberação da pista e na procura de possíveis vítimas.

Deslizamento de terra fechou acesso a São Roque no km 63,5 da Raposo Tavares

Testemunhas disseram que dois veículos e pedestres estariam no local na hora do desabamento. No entanto, até o início da noite, não houve o registro de nenhuma vítima.

O motivo do deslizamento ainda está sendo investigado. Existe a possibilidade de ter sido causado por uma infiltração a partir de um vazamento na rede da Sabesp.

Porém, somente a partir da liberação da região por parte da Defesa Civil é que peritos apresentarão um laudo.

Inicialmente moradores de seis casas na rua Uruguai (Vila São Rafael), paralela à saída da Raposo, tiveram que deixar o local.

Equipes trabalham na retirada do grande volume de terra que interditou o acesso

Na noite desta quarta-feira, a Defesa Civil informou que somente duas casas permaneciam interditadas, uma delas em construção e sem morador.

Os moradores da outra casa foram encaminhados para um hotel por iniciativa da Sabesp.

A empresa emitiu duas notas sobre o desmoronamento. Na primeira informou que aguardava a liberação do local pela Defesa Civil.

“A Sabesp informa que equipes aguardam a liberação do local pela Defesa Civil para verificar a causa da ocorrência e, em seguida, realizar os reparos necessários. A companhia pede que os moradores do bairro São Rafael utilizem sem desperdícios a água armazenada nas caixas d’água, cuja capacidade deve ser equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, já que o abastecimento está temporariamente interrompido no local” 

No início da noite, divulgou um segundo boletim comunicando que o abastecimento estava normalizado na Vila São Rafael.

“A Sabesp informa que foi realizada às 17h uma manobra de desvio na rede de água e o abastecimento no bairro São Rafael já está normalizado. A Companhia está trabalhando no local do acidente para verificar a causa da ocorrência e, em seguida, realizar os reparos necessários”.

O Trânsito não ficou complicado por conta de uma rotatória localizada a poucos metros que permite o acesso a São Roque pela Avenida Piracicaba.

O prefeito de São Roque, Claudio Góes, comentou o deslizamento durante a reunião plenária da AISAM (Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque).

OUÇA O PREFEITO CLÁUDIO GÓES

Mairinque e Alumínio também foram prejudicados por conta do deslizamento que rompeu a tubulação subterrânea. As cidades ficaram sem internet, telefone fixo e celular da operadora Vivo.

A Prefeitura de Mairinque e agências bancárias não puderam realizar atendimento nos casos em que precisavam da internet.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *