Câmara de São Roque vota mudança de horário da sessão para às 14 horas
DEVIDO A FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA A SESSÃO SERÁ REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 7), ÀS 18 HORAS.
A Câmara Municipal de São Roque vota nesta terça-feira (7 de junho), projeto de autoria do vereador Adenilson Mestre Kalunga Correia que muda o horário da sessão do legislativo para às 14 horas. Atualmente a sessão semanal tem início às 18 horas.
A sessão prevista para segunda-feira foi adiada devido a falta de energia elétrica. São Roque e região ficaram por 15 anos sem energia elétrica, celular e internet.
O autor do projeto que tramita há algumas semanas justificou que a mudança de horário ocorre por questões de economia. “Vivemos uma crise e precisamos economizar energia elétrica e evitar gastos com funcionários. Além disso, a sessão sempre foi realizada no período da tarde”.
Não tenho um levantamento completo, mas pelo menos nas últimas décadas a sessão do legislativo sanroquense sempre ocorreu no período noturno. Nos anos 80, quando comecei a acompanhar o legislativo em transmissões da Rádio Universal a sessão tinha início às 20 horas.
Há alguns anos por um curto período a sessão chegou a ser realizada no chamado horário comercial.
No entanto, para a oposição existem outros interesses. Os objetivos seriam “prejudicar” os vereadores Guto Issa (Rede) e Donizete Carteiro (PSDB) que trabalham em órgãos públicos no horário proposto e afastar o público do plenário.
“O projeto que altera o horário da sessão pode prejudicar diretamente à população de São Roque que acompanha os trabalhos à noite, seja presencialmente ou por internet. Quando era no período da tarde, pouquíssimas pessoas assistiam as votações. Indiretamente, tem como segunda intenção, afetar a mim e ao vereador Donizete. Não vivo da política e tenho orgulho do meu trabalho. Tenho autorização legal para acumular os cargos, avalizada pela vice-presidência do Tribunal de Justiça. Se desejam me pressionar ou prejudicar não terão sucesso algum. Sigo firme combatendo o bom combate, sempre do lado da população”, disse o vereador Guto Issa que é oficial de Justiça.
O vereador Donizete Carteiro disse que a mudança de horário não o prejudica no trabalho. No entanto, promete se manifestar caso o projeto venha mesmo a ser votado nesta segunda-feira.
“Acho que o projeto será retirado se isso não ocorrer vou usar a palavra para falar da intenção dos vereadores e do prefeito. Para que o projeto voltasse a ser apresentado precisou da assinatura de oito vereadores e são os oito vereadores da base do prefeito que estão sendo investigados em inquérito civil do Ministério Público sobre possível improbidade administrativa e enriquecimento ilícito”, disse Donizete Carteiro.
“É claro que é para me prejudicar para tentar calar a boca de quem está batendo. Porque eu fiscalizo e apresento denúncias no Ministério Público e no Tribunal de Contas. Quanto ao emprego não tenho dificuldades para remanejar o meu horário de trabalho, além disso estou aposentado e a partir de julho me afasto por conta de lei eleitoral para disputar a reeleição”
PROGRAMA LINHA ABERTA
Especificamente no meu caso que tenho acompanhado as sessões da Câmara Municipal de São Roque depois das 18 horas talvez seja necessária uma mudança na estrutura do programa Linha Aberta que apresento ao lado do repórter Marcelo Roque na Rádio Coluna FM 87,5 de segunda à sexta-feira das 16 às 17h30.
Se aprovada a mudança de horário, a sessão estará em andamento no horário do programa e penso na possibilidade de apresentá-lo programa as segunda-feira direto da Câmara Municipal, ouvindo os vereadores, as pessoas do plenário e abrindo espaço para os ouvintes comentem sobre os temas que estão sendo debatidos naquele exato momento.