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Avanço do indicador de tratamento de esgoto é destaque no aniversário de Mairinque

Cidade celebra 133 anos nesta sexta-feira (27 de outubro) e comemora o salto de 0 para 35% na cobertura de tratamento do esgoto coletado

 A cidade de Mairinque comemora nesta sexta-feira, 27 de outubro, 133 anos com avanços significativos nos serviços de saneamento. A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, destaca que são produzidos diariamente mais de 10 milhões de litros de água para atender a população e 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade.

Em média, são realizadas mais de 6 mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade, além de mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços. Cuidando do meio ambiente e garantindo melhorias para todos os mairinquenses, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto já avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) de 0 para os atuais 35%.

O salto do indicador foi possível graças a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória), que trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.

A planta da ETE Vitória é um exemplo de como o tratamento de esgoto pode ser feito com ótimo aproveitamento de espaço, baixo custo operacional e, por mais incrível que possa parecer, sem exalar odores. A estação de tratamento, que está prestes a completar dois anos de operações, foi construída utilizando a tecnologia UBOX, com um design modular e verticalizado que trata os efluentes em quatro passos: tratamento anaeróbio, aeróbio suplementar, clarificação secundária e purificação de biogás.

Como se trata de um sistema capaz de realizar a transformação anaeróbia da maior parte da matéria tratada, o consumo de energia e a produção de lodo se tornam baixos em uma comparação com estações convencionais. Outro aspecto positivo é a eliminação dos odores característicos do processo de tratamento.

Outra conquista para a cidade é a diminuição do índice de perdas de água. O indicador, que era de 56% em 2010, ano do início da concessão dos serviços, está atualmente em 28,86%, inferior à média nacional, que chega a 40,25% segundo dados do Ranking do Saneamento deste ano, realizado pelo Instituto Brasil em parceria com a GO Associados.

“O trabalho pelo avanço no saneamento já faz parte do presente em Mairinque, levando saúde e bem-estar para mais gente e contribuindo para a preservação dos córregos e rios que cortam o município”, destaca Bruno Gravatá, líder da área de operações da Saneaqua.

INVESTIMENTOS E AVANÇOS NOS SERVIÇOS

Dentre as ações realizadas neste ano, a empresa destaca as obras de substituição e extensão das redes de água dos bairros Barreto, Granada, Jardim Cruzeiro e Moreiras, ações que beneficiam diretamente 12 mil moradores destes bairros e que são parte do plano de investimentos da empresa com foco na melhoria no sistema de distribuição de água.

A concessionária realizou também uma reforma do poço subterrâneo 10 (P10), um dos 17 que operam como parte do sistema de abastecimento de água do município, reunindo os bairros Granada, Nova Granada, Barreto, Recanto dos Eucaliptos, Monjolinho, Marmeleiro e Jardim Brasília.

Na região, estima-se que residam 10 mil pessoas, que foram diretamente beneficiadas pela melhoria, que contou com a reforma da bomba e a substituição de tubulações e luvas. O poço, localizado no Jardim Cruzeiro, voltou a contribuir de forma plena com o sistema, com uma vazão de 200 metros cúbicos por dia, ou seja, 200 mil litros de água.

As ações e investimentos são contínuos, e a expectativa é que até o final do ano 1.200 metros de tubulações sejam modernizados em diversas partes da cidade.

ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA 

A Saneaqua busca constantemente a satisfação de seus clientes com relação ao atendimento e a qualidade dos serviços prestados. Para isso, a empresa busca por tecnologias inovadoras para impactar positivamente o cliente final, facilitando seu dia a dia.

Entre as inovações estão as novas opções para o pagamento das faturas de água e esgoto, por meio do PIX, do débito automático em conta e do parcelamento no cartão de crédito.

“Com o auxílio da tecnologia, nosso objetivo é oferecer soluções que proporcionem mais comodidade aos clientes. Portanto, estabelecemos projetos que nos ajudam a otimizar o atendimento e aprimorar a estrutura de nossas operações”, informa Bruno.

As modalidades permitem que os clientes escolham a melhor opção de pagamento, garantindo que a quitação seja feita de maneira segura, sem o risco de esquecer a data do vencimento ou a necessidade de sair de casa.

PROGRAMA PORTAS ABERTAS

A Saneaqua realiza visitas monitoradas, por meio do programa Portas Abertas, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade e visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória). A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que estão interessados em conhecer as instalações da companhia no município.

As visitas precisam ser agendas com antecedência. Para participar e agendar a visita monitorada, basta entrar em contato com a área de Sustentabilidade da Saneaqua por meio do e-mail: comunicacao@saneaqua.com.br

“Mairinque tem passado, nos últimos anos, por uma transformação no que diz respeito ao saneamento básico. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, reforça Bruno.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

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