DESTAQUENOTÍCIAS

Associação de Engenheiros e Arquitetos alerta para risco de queda dos paredões da Marginal. Situação se agravou com as últimas chuvas

 

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque e Região (Assea) alerta que os paredões do final da Avenida Antonino Dias Bastos correm “risco gigante” de queda.

As chuvas intensas na noite de domingo e madrugada de segunda-feira aumentaram os estragos na região que foi destruída pela enchente de março deste ano.

mazzaro-editada
Paulo Mazzaro, presidente da Assea: chuvas do início de semana abriram fissuras

“A água veio novamente com muita força e não tem proteção nenhuma nos paredões que estão abertos. Abriu-se uma fissura de alguns metros. Isto significa que o paredão está escorregando

Se isso ocorrer o próprio paredão vai entupir o canal e todo o material que vem (lama, pedra, árvores) vai parar e criar uma represa prejudicando a região e praticamente toda a vala da marginal”, disse o arquiteto Paulo Renato Mazzaro presidente da Assea.

VEJA A ENTREVISTA COM PAULO MAZZARO

Mazzaro disse que engenheiros e arquitetos da Assea se reuniram e decidiram encaminhar um documento ao prefeito Daniel da Padaria (PMDB) e ao prefeito eleito Cláudio Góes (PSDB) para que seja tomada uma medida paliativa evitando maiores prejuízos.

“A sugestão é entrar com duas máquinas pesadas para quebrar os paredões dos dois lados e uma outra máquina para abrir o canal e construir um talude (rampa) de 45 graus com o próprio material retirado”, disse.

Lembrou  que a obra não é barata, mas precisa ser realizada com urgência até que se tenha uma solução definitiva, principalmente com a chegada mais cedo das chuvas.

Mazzaro também citou que outro trecho da marginal  passou a apresentar problemas embaixo da ponte Abel de Almeida (Avenida João Pessoa). O local ficou parcialmente interditado no sentido Junqueira, mas foi liberado.

Alertou também sobre o risco que estão correndo os motoristas que estacionam seus veículos à beira do rio nas proximidades da extinta quadra municipal.

EMENDA EM BRASÍLIA

O deputado federal Alexandre Leite (DEM) apresentou uma emenda de R$ 3,5 milhões para a obra de recuperação da marginal atendendo reivindicação do prefeito Daniel da Padaria.

Cláudio Góes esteve na semana passada em São Paulo e conversou com o deputado estadual Milton Leite Filho, irmão do deputado federal, pedindo ajuda para a viabilizar a aprovação da emenda.

Estudo feito pela Prefeitura de São Roque pelo chefe da Divisão de Orçamento de Obras, engenheiro Arthur Henrique Silva Boccato, aponta que obra de 220 metros de comprimento está orçada em R$ 3.504.219,91.

No entanto, a cada chuva aumentam o serviço, o custo e, principalmene, os riscos de novos desabamentos.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *