DESTAQUENOTÍCIAS

Dia Mundial do Meio Ambiente: Saneaqua destaca avanço dos índices de saneamento e contribuição para a preservação do Ribeirão Varjão e do Rio Sorocaba

O indicador de coleta de esgoto em Mairinque atinge 77%; o índice de tratamento de esgoto avançou com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória partindo do zero para os atuais 35%

Nesta quarta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade da preservação e uso sustentável do meio ambiente.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, se orgulha em apresentar avanços positivos no saneamento da cidade que contribuem para a despoluição de córregos e rios e impactam diretamente na qualidade de vida e saúde da população.

Atualmente, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória. Saiu de zero para os atuais 35%.

O salto do indicador de tratamento beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.

“A prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à proteção do meio ambiente. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões”, destaca Joice Pereira Martins, responsável pela área de Meio Ambiente da Saneaqua.

PROGRAMA PORTAS ABERTAS

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Saneaqua intensifica neste mês de junho o programa Portas Abertas, com visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água para escolas e universidades públicas e privadas, além de associações e instituições da cidade.

Durante a visita realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), os participantes percorrem o caminho das águas e conferem o processo de tratamento da água distribuída na cidade. O trajeto com duração de uma hora e meia e é composto por painéis que apresentam os mananciais onde a água bruta é captada – como as Represas do Fiscal e Carvalhal.

Além disso, é feita uma visita ao laboratório físico-químico, onde são realizados os testes de qualidade da água de hora em hora, processos necessários para garantir os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

As visitas precisam ser agendadas com antecedência. Basta entrar em contato com a área de Sustentabilidade da Saneaqua por meio do e-mail comunicacao@saneaqua.com.br.z

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *