NOTÍCIASOutros

Dia de Proteção às Florestas: Saneaqua reforça a importância dos serviços de saneamento

A Saneaqua alerta que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à preservação dos recursos naturais, proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade

Nesta segunda-feira (17 de julho) é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de todos. Como lar de inúmeras espécies de animais e plantas, as florestas contribuem de forma significativa para a qualidade da vida humana.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque alerta que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à preservação dos recursos naturais, proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

“Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas”, ressalta Artur Pereira Sanches, responsável pela área operacional na Saneaqua.

Em Mairinque, o indicador de coleta de esgoto já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto já avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória de 0% para os atuais 35%.

Contudo, apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d’água não garante a despoluição. A preservação das florestes e dos mananciais é um trabalho coletivo que envolve toda a sociedade.

SAIBA COMO AJUDAR

Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;

  • Não dê início a queimadas;
  • Não descarte lixo em locais inadequados, principalmente ‘bitucas” de cigarro;
  • Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
  • Plante árvores.

“Sendo assim, pequenas mudanças de hábitos no dia-a-dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade”, alerta Sanches.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *