Nota de falecimento. Hélio Roque Villaça, 95 anos
O advogado Hélio Roque Villaça faleceu nesta sexta-feira (6 de agosto). O horário do sepultamento ainda não foi confirmado. Dia 16 de agosto completaia 96 anos.
Hélio Villaça teve grande participação em vários setores da sociedade são-roquense, principalmente na política e na administração pública. É um dos fundadores do Grêmio União Sanroquense.
Nasceu em 16 de agosto de 1925 no dia do padroeiro da cidade filho de Argeu Villaça (prefeito de São Roque 1933/36) e Amélia Salvetti Villaça. Por isso, traz o Roque em seu nome.
Foi casado com Ivete Gaglioni Villaça e teve os filhos Carlos Alberto Villaça, Maria da Graça Villaça Ribeiro Lopes, Marcos Villaça (Marquito), Márcia Villaça Andry, Cláudia Villaça Poyares.
Deixa 8 netos, 6 bisnetos, 2 tataranetos e o irmão Argeu Villaça Filho. Ivaldo e Paulo Villaça são falecidos.
Formado em Direito pela Faculdade de São Francisco/USP (1948) trabalhou na Prefeitura de São Roque foi procurador jurídico e ocupou outras funções. Levou a experiência em administração pública para a região ocupando cargas em Mairinque, Ibiúna e Araçariguama.
Hélio marcou presença por décadas na política de São Roque. Foi vereador e presidente da Câmara de São Roque (1950) e participou diretamente de várias campanhas eleitorais.
Em 1982, marcava presença nos congressos do candidato vencedor Mário Luiz Campos de Oliveira com uma missão professora. Com a ajuda de um painel explicava aos eleitores que o voto era vinculado.
Para que o voto não fosse anulado era preciso escolher candidatos do mesmo partido. Essa regra causava dúvidas porque o eleitor tinha que votar para prefeito, vereador, governador, deputado estadual, deputado federal e senador.
Em 28 de agosto de 1945, Hélio integrou o grupo de jovens entusiastas que fundou o Grêmio União Sanroquense. Estiveram ao lado de Geraldo Ribeiro Lopes, Henrique Luiz Arnóbio, Hildebrando Tagliassachi, Edgard Rosa, Ivaldo Villaça, Joel Vicente Ribeiro Lopes, José de Abreu (Zizi) , Mário Luiz Campos de Oliveira, Roque Aparecida Ribeiro Lopes, Paulo Villaça e Waldemar Gonçalves Biar.
Hélio Villaça deixa um legado na história de São Roque por ser por mais de 50 anos referência nos principais temas municipais.