Profissionais de Saúde e Educação de Mairinque recebem palestra sobre o coronavírus
Com informações da Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Mairinque, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na quarta-feira (11) uma palestra sobre o coronavírus. A orientação, que teve como objetivo mostrar o panorama geral da doença ao redor do mundo foi realizada no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec.
Na ocasião, estiveram presentes Hozana Marcelino, Secretária de Saúde, Laís Prado, Diretora de Atenção Básica e Luiz Pinheiro, Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica. Funcionários dos Postos Municipais de Saúde e diretores das Escolas Públicas também compareceram ao treinamento.
O médico infectologista do município, Jaime Sauda, foi responsável por conduzir a capacitação e explicou aos presentes sobre a doença, causada pelo vírus COVID-19 e que gera problemas respiratórios nos infectados. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe comum, contudo, pessoas portadoras de comorbidades ou acima dos 50 anos, podem apresentar sintomas mais graves e ir a óbito.
Além disso, o palestrante abordou os sintomas mais comuns da doença, que são febre, tosse e dificuldade para respirar e como a transmissão do vírus ocorre, principalmente pelas gotículas de saliva ou catarro expelidas pelos infectados, através do espirro ou tosse. Para se prevenir, o cidadão deve evitar aglomerações e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, evitando também o contato com pessoas que estejam febris e com tosse.
O chefe de Divisão Epidemiológica explica outros cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do Coronavírus no país. “Além da higiene básica, é importante nesse momento evitar grandes aglomerações já que o vírus tem maiores chances de se espalhar em locais como esse. Ao espirrar ou tossir, é importante cobrir a boca e o nariz, com o braço ou lenço descartável, mas não com a mão, pois como é uma área de muito contato, pode transmitir a doença”.
“Com esse treino, capacitamos os nossos profissionais sobre os cuidados com o Coronavírus, de forma que eles consigam identificar os casos suspeitos e agir de forma adequada, pois por ter sintomas semelhantes aos da gripe comum, pode acabar confundindo” complementa.
Em caso de suspeita da doença, mediante ao surgimento de alguns dos sintomas, é importante que o cidadão busque atendimento no Posto de Saúde mais próximo da sua residência ou no Pronto Atendimento Municipal. Para mais informações ligue: (11) 4708-3574 – Vigilância Epidemiológica.