Alerta de golpe. Bombeiro Montebello tem celular clonado e amigos estão recebendo pedido para transferência bancária.
O bombeiro Vinícius Montebello teve o seu celular clonado na noite deste sábado (16), por volta das 20h. Minutos depois, os seus amigos passaram a receber mensagens pedindo se poderia ser feita uma transferência bancária.
Eu estou nos contatos do Bombeiro Montebello e fui uma das pessoas que recebeu a mensagem. Porém, alguns minutos depois, um amigo em comum (Eduardo Thomaz, de Mairinque) comunicando a clonagem. Por isso, você que é amigo do Bombeiro Montebello não faça nenhuma transferência. É golpe.
Entrei em contato com o Vinícius que informou que as providências foram tomadas com boletim de ocorrência e o cancelamento do chip do celular foi solicitada. Ele disse que o celular foi clonado a partir do momento em que recebeu a ligação de uma empresa de vendas online, onde tinha acabado de realizar um cadastro (via aplicativo) para a venda de um veículo. Aproveita para agradecer todos os amigos que estão divulgando a clonagem diretamente ou nos grupos.
O investigador Anderson Prado de Góes, da Polícia Civil de São Roque, orienta que os usuários reforcem a segurança dos aparelhos celulares com o seguinte procedimento: 1) acessar configurações 2) conta 3) confirmação em duas etapas 4) digite o código PIN.
“A pessoa lesada deve procurar a delegacia e lavrar um boletim de ocorrência de estelionato para a apuração dos fatos”, recomenda Anderson que explica como o golpe é realizado.
“O estelionatário liga para o número do vendedor dizendo ser do site de vendas online e pede pra confirmar alguns dados do anúncio. Assim a vitima acredita estar falando com alguém do site.
Em seguida o estelionatário usa o número do celular da vítima para criar um perfil no WhatsApp. Assim, quando o aplicativo pede a senha de confirmação do cadastro, o WhatsApp manda um código via SMS para o número da vitima.”
“O estelionatário pede para a vitima informar esse código e consegue instalar instalar o WhatsApp em outro aparelho. A partir daí o WhatsApp é desativado do aparelho da vítima e o estelionatário tem acesso a todas as mensagens e contatos. Se passando como dono daquela conta passa a exigir quantias em dinheiro dos contatos alegando dificuldades financeiras ou excesso de limite bancário.”
ABAIXO MENSAGEM ONDE PODE A TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA