Trem turístico. São Roque discute hoje os desafios e planejamentos da gestão ferroviária
São Roque recebe nesta terça-feira (5) o encontro “Turismo Ferroviário: desafios do planejamento e gestão de ferrovias” promovido pela APRECESP (Associação das Prefeituras da Estâncias do Estado de São Paulo) com o apoio da Prefeitura de São Roque.
A primeira etapa será na Associação Comercial de São Roque, a partir das 14h, com os palestrantes:
Fábio Barbosa, presidente da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), conhecido por Fábio Fumaça por sua experiência com locomotivas marias fumaças.
Bruno Sanches, presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Adonai Aires de Arruda Filho, presidente da Associação das Operadoras de Trens Turísticos, diretor da Serra Verde Express e BWT Operadora de Turismo.
Paulo Gonzalez Monteiro, assessor de Turismo do Bonde de Santos
A medição será feita por Márcio Santiago, presidente e fundador da Federação dos Convention & Visitors Bureaux de São Paulo.
A segunda parte será na estação ferroviárias onde estão as marias fumaças compradas na administração do prefeito Efaneu Nolaco Godinho (2009/12)
O ex-prefeito Daniel da Padaria (2013/16) contrário o projeto levou as locomotivas e vagões para Mairinque.
Em abril, o prefeito Claudio Góes trouxe as marias fumaças de volta a São Roque deixando as em exposição ao público. Veja entrevista com o prefeito de São Roque.
Os encontros temáticos discutem desafios e soluções para o setor turístico da 70 estâncias paulistas.
Em março, São Luiz do Paraitinga sediou o encontro Turismo Cultural e Histórico. No mês seguinte, foi a vez de Itu promover o Fórum Turismo Rural.