BLOG DO VANDER LUIZ DESTAQUE

Festival de Artes Integradas Online da Região Metropolitana de Sorocaba inscrições até 21 de fevereiro

Túlio Crepaldi e Ana Antunes da Cia Som em Prosa

Os 27 municípios da região metropolitana de Sorocaba receberão o 1° Festival de Artes Integradas Online produzido pela Cia Som em Prosa, subsidiada com o apoio do ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo) Lei Aldir Blanc do Estado de São Paulo, edital estadual 40/2020.

Os grupos podem se inscrever em uma das seis categorias artísticas da programação (Circo, Cultura Popular, Dança, Música, Performance e Histórias do Teatro Brasileiro e Processos Colaborativos de Teatro) terão um prazo até o dia 21 de fevereiro.

Em todas as categorias cada grupo receberá um cachê de R$ 5.000,00 por apresentação, sendo que cada um deles será contemplado em apenas uma categoria.

Os municípios contemplados são Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê, Itapetininga, Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, São Roque, Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim

A Cia Som em Prosa foi fundada pelos sorocabano Ana Antunes e Tulio Crepaldi  incialmente com sede em Santo André (ABC Paulista).

Ana Antunes passou por algumas escolas e grupos teatrais de São Paulo e do ABC e Tulio Crepaldi se formou na Escola Livre de Teatro de Santo André, onde posteriormente foi convidado a assinar duas direções musicais.

Em decorrência da pandemia, o casal – assim como uma vasta massa de artistas em cada região do país – optou em voltar para a cidade natal onde há mais suporte num momento tão impactante para quem trabalha com a cultura em todo o mundo e especificamente no Brasil, onde o pequeno apoio que havia foi sacrificado em nome do contingenciamento.

“Além de ter fortalecido uma ideologia que desgasta a figura do artista como alguém que não tem um papel social a cumprir no projeto neoliberal brasileiro”, lembram Ana e Túlio.

“O 1° Festival de Artes Integradas Online é um respiro neste contexto econômico e socialmente tão difícil para nós, artistas brasileiros, sobretudo os artistas que integram o circuito dos interiores, onde os recursos destinados ao setor cultural (quem dirá o artístico!) é menor do que em relação com as capitais”, comentam

Ao todo o festival realizará 46 ações gratuitas online, com propostas destinadas a todas as idades.

Haverá 28 apresentações nas linguagens de Circo, Cultura Popular, Dança, Música, Performance e Teatro; 7 formações nas áreas de dança (Douglas Emilio), circo (Geisa Helena), música, cultura popular (Ramom Vieira), performance (Janaína Silva) e teatro (Tulio Crepaldi).

Serão sete bate-papos voltados à formação de público com artistas convidados das áreas de dança (Daia Moura), dramaturgia (Débora Brenga), circo (Alexandre Malhone), dança (Douglas Emílio), teatro de grupo (Flávio Melo) e produção cultural (Carlos Doles).

Contará com a produção de quatro episódios do podcast “Veias Abertas em Terra Rasgada”, iniciativa que convida os artistas locais a pensar a cidade conjugando arte, história e política; além de sortear 13 livros para os internautas que estiverem conectados ao festival.

As ações do Festival de Artes Integradas Online da Região Metropolitana de Sorocaba serão realizadas por 14 dias consecutivos nos períodos da manhã, tarde e noite de 7 a 20 de março.

Para acompanhar as atividades é só ficar atento às páginas oficiais da Cia Som em Prosa no Facebook e no Instagram onde serão realizadas toda comunicação do evento.

Os perfis são: Instagram/ciasomemprosa e facebook/ciasomemprosa

Não perca nenhuma publicação do site www.vanderluiz.com.br. Curta a fanpage. Clique aqui.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS