Santa Casa fecha primeiro trimestre com crescimento expressivo no número de atendimentos
O fim da intervenção municipal na Santa Casa de Misericórdia de São Roque completou três meses na quarta-feira (5). Nesse período, o principal hospital da região apresentou uma expressiva evolução na quantidade de atendimentos.
O maior crescimento ocorreu no número de partos com um aumento de 121% se comparados os meses de dezembro e março.
Em dezembro, último mês sob o comando da Fenaesc, foram 63 partos. No mês passado, foram registrados 139.
Entre os bebês nascidos na Santa Casa, São Roque responde por 49% (68 partos), seguido por Mairinque 24% (33), Araçariguama 16% (23), Alumínio 9% (12) e Ibiúna 2% (3).
Segundo informações do Comitê Gestor, foram realizadas em março 8.705 consultas no Pronto Atendimento (PA). Um crescimento de 83% se comparado com os 4.773 atendimentos de dezembro de 2016.
No mesmo período, o número de internações cresceu 47% passando de 196 em dezembro para 289 no último mês.
Quase todos os atendimentos foram públicos (93%) feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Particulares e convênios representam apenas 7%.
Em nota divulgada à imprensa, a provedoria da Irmandade da Santa Casa e o Comitê Gestor informaram que tem “envidados os maiores esforços para melhorar o atendimento dos pacientes. Pois somente assim teremos alguma folga financeira para aplicar em melhorais nas instalações do hospital, bem como na aquisição de equipamentos modernos”.
Uma das formas para se conseguir recursos financeiros é a contribuição espontânea que pode ser feita através de boleto no carnê do IPTU.
O dinheiro arrecadado será usado na reforma do Centro Cirúrgico e da ala de internações.
“Até agora foram registradas apenas algumas centenas de contribuições na conta da Santa Casa considerando que a Prefeitura emitiu cerca de 30 mil carnês”, comentou Vinicio César Pensa do Comitê Gestor. No entanto, ele se mantém confiante.
“Como foi colocado 20 de abril como data de vencimento, a esperança é que muitos cidadãos estão aguardando o dia para proceder o pagamento”.
Lembrou ainda, que por se tratar de uma contribuição espontânea, a transferência pode ser feita em qualquer data, antes ou depois do dia 20 de abril.
A contribuição pode ser feita inclusive na recepção da Santa Casa via cartão , inclusive com uso de cartão de crédito.
“Mais do que nunca contamos com a sensibilidade do sanroquense para fazer parte dessa história da reconstrução da Santa Casa. Ajudando uma entidade que há 144 anos se dedica a atender a todos a que procuram, seja para o nascimento de um filho ou para recuperar a saúde”, concluiu Vinicio.