Saneaqua: universalização do abastecimento de água e avanços nos serviços de esgoto são destaques em Mairinque
O ano de 2020 foi repleto de desafios e o setor de saneamento ganhou um papel ainda mais fundamental com cerca de 200 mil profissionais em atuação em todo o país. Eles estiveram na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população e, assim como tantas outras categorias, foram indispensáveis neste período de pandemia, desempenhando um serviço essencial para a saúde das pessoas e, por consequência, no combate ao coronavírus.
Em Mairinque, o trabalho das equipes de atendimento ao cliente, assim como operação de redes, manutenção e operadores da Estação de Tratamento de Água da Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, é fundamental, especialmente, quando muitas pessoas precisam ficar em casa.
Para tanto, a empresa adotou medidas de segurança para garantir que seus profissionais continuem atuando com responsabilidade e respeito à saúde, assegurando a entrega dos serviços para toda a população.
O uso de máscaras e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo foram algumas das práticas adotadas.
REDUÇÃO DO ÍNDICE DE PERDAS E COBERTURA DA REDE DE ÁGUA
Em um ano atípico, a Saneaqua tem orgulho de apresentar avanços expressivos. Entre eles, a universalização do sistema de abastecimento de água, redução do índice de perdas de água de 56% para os atuais 30%, o que representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade, e obras para ampliação do sistema de esgotamento sanitário.
Com a redução do índice de perdas, Mairinque passou a economizar por ano mais de 960 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas durante um mês.
Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade.
Neste ano, a concessionária realizou um programa com teste de estanqueidade e gerenciamento da pressão da água nos bairros Nova Mairinque, Jardim Granada (parte alta) e Jardim Cruzeiro (parte baixa). Essas ações facilitam a identificação de vazamentos e reduzem o índice de perdas de água nos bairros.
A concessionária também implantou 873 metros de redes de água, atendendo 66 novas ligações e substituiu válvulas de retenção e ventosas, melhorando a operação do sistema de abastecimento da cidade.
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O indicador de coleta de esgoto da cidade está em 77%, e para ampliar esse número e universalizar o serviço de esgotamento sanitário, com o tratamento dos efluentes coletados, a concessionária implantou durante o ano aproximadamente 500 metros de redes e coletores e executa obras para instalação de três novas elevatórias de esgoto, sendo uma delas localizada no bairro Vitória, em fase final, e duas outras nos bairros Residencial Parque e Vila Sorocabana em etapa intermediária das obras.
Além disso, a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque, no Jardim Vitória, segue com obras aceleradas. A empresa finalizou em dezembro a fase de montagem mecânica e elétrica, com a previsão de entrega da primeira etapa, que vai tratar 40% do esgoto do município, a partir de janeiro de 2021.
A ETE terá capacidade para tratar 45 litros por segundo nesta primeira etapa, com uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, sem utilização de compostos químicos, evitando o despejo de esgoto in natura nos córregos e cursos d´água da cidade.
O avanço do sistema de esgotamento sanitário em Mairinque será possível graças aos R$ 45 milhões investidos pela concessionária no município.
“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e tratamento de esgoto”, explica Fernando Mangabeira, diretor da Saneaqua.
DOAÇÕES DE KITS DE HIGIENE E LIMPEZA
A Saneaqua realizou ainda, ao longo do ano, a doação de 150 kits de higiene e limpeza para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.
No total, foram 150 litros de detergente, 150 litros de água sanitária e 300 barras de sabonete. Os kits auxiliam nas medidas de enfrentamento a Covid-19, em decorrência dos cuidados redobrados com a higienização.
“Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população. Os itens de higiene e limpeza se tornaram aliados essenciais neste momento”, reforça Fernando.
CANAIS DE ATENDIMENTO DIGITAL E PICPAY
Neste ano marcado por ações de combate ao coronavírus, a concessionária ampliou os canais digitais de atendimento a seus clientes. Por meio do site www.saneaqua.com.br; Facebook (facebook.com/saneaqua) e o e-mail sac-mairinque@saneaqua.com.br é possível solicitar uma série de serviços sem a necessidade de deslocamento até a loja de atendimento.
Em todos os canais, os clientes conseguem receber orientações em relação a serviços operacionais ou comerciais.
A Saneaqua também passou a receber as faturas de água e esgoto pelo aplicativo PicPay, assim como por serviço de internet banking ou débito automático.