DESTAQUENOTÍCIAS

Saneaqua participa de encontro do Programa Meio Ambiente nas Escolas

Em setembro, Saneaqua distribuirá materia informativo para coleta e destinação correta do óleo de cozinha

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, participou na última semana do 2° Encontro de Gestores do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE).

O projeto prevê o correto recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado a partir de uma união entre o Instituto Auá – Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla – Reciclagem de Óleo Vegetal com apoio da Cargill em parceria da Saneaqua com a Prefeitura de Mairinque com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais.

O programa atua no município desde 2016 e durante o encontro gestores e professores das 33 escolas participantes se capacitaram para aplicar durante o ano letivo atividades de educação ambiental.

Além disso, foram convidados a participar do Prêmio PMANE em que as escolas que mais coletarem óleo até o mês de novembro serão premiadas.

O óleo de cozinha recolhido em Mairinque é vendido e gera recursos para diversos projetos e ações realizados pelas escolas, como hortas ecológicas, jogos infantis, produtos sustentáveis, artesanatos com materiais reutilizados e até experimentos de ciências.

Por meio do programa os alunos das escolas participantes tornam-se agentes de mobilização de sua comunidade, influenciando os pais para a reciclagem do material e cuidados com meio ambiente.

O descarte irregular de óleo e gorduras na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Saneaqua em Mairinque.

“Esses resíduos devem receber a destinação adequada. A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade. Ou seja, o sistema consegue transportar e fazer o tratamento adequado apenas de esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques.”

“Com despejo de lixo ou de qualquer resíduo sólido acaba ocorrendo a obstrução do sistema e o óleo de cozinha é um grande vilão nesse sentido se descartado de maneira incorreta. A participação ativa da população nesse projeto é de extrema importância e evita problemas no sistema de esgoto da cidade”, comenta Thais Cortina, gerente de Sustentabilidade da Saneaqua.

A partir do mês de setembro a concessionária irá iniciar a distribuição de um folheto informativo, junto com as contas de água, a respeito do correto armazenamento e descarte do óleo.

PARTICIPAR DO PROGRAMA MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS É SIMPLES E RÁPIDO

– após a fritura dos alimentos espere o óleo esfriar;

– armazene o óleo usado e frio em garrafas de plástico ou PET;

– leve a garrafa até a escola municipal mais próxima da sua casa e deposite no coletor do programa.

Ao fazer isso você está colaborando com a escola do seu bairro e com o meio ambiente.

Em Mairinque, lugar de óleo de cozinha usado é na escola!

Participe! Faça sua parte!

A lista completa de pontos de coleta do óleo usado está disponível no site https://meioambientenasescolas.org.br/municipios_atendidos/mairinque/nasescolas

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *