Saneaqua finaliza 2021 com avanços expressivos no saneamento em meio a ano de estiagem
Inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque, instalação de um novo poço do Distrito de Moreiras, redução do índice de perdas de água e obras de modernização das redes foram destaques no ano
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, fechou o ano de 2021 com avanços expressivos nos serviços de saneamento prestados à população.
Dentre os destaques do ano, a inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto do município, a ETE Vitória, é um marco e um importante benefício ambiental para a cidade, pois recebe efluentes gerados na bacia do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.
Com início de operação em novembro, a ETE Vitória contou com investimento de R$ 12 milhões e tem capacidade de tratar 45 litros de esgoto por segundo. O sistema utiliza uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo.
A ETE Vitória vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.
Ao longo de 2021, a Saneaqua também intensificou as ações preventivas de limpeza das redes e tubulações de esgoto. Aproximadamente 26 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza como forma de evitar entupimentos causados por descarte incorreto de resíduos sólidos nas tubulações.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 231 entupimentos contra 184 em 2021; uma redução de mais de 20%.
A concessionária também investiu em obras para modernização do sistema de abastecimento, com a substituição de cerca de 2.700 metros de redes de água em toda cidade e a instalação de 23 equipamentos, entre macromedidores de vazão, válvulas reguladoras de pressão e ventosas nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Jardim Cruzeiro, Renneville, Terras de São José e Cecap.
Já no Distrito de Moreiras, um novo poço de captação de água foi implantado, beneficiando 700 famílias da região e aproximadamente 1.600 moradores. Com 204 metros de profundidade e uma rede adutora de 2.600 metros de extensão, que conduz a água até o reservatório que abastece o distrito, o novo poço dobrou a oferta de água para a região e solucionou os episódios de intermitência no abastecimento, principalmente durante os meses mais quentes do ano.
Outra frente de trabalho realizada em 2021 foi para a redução do índice de perdas de água registrado na cidade. Desde o início da concessão em 2010, a Saneaqua conseguiu reduzir pela metade o indicador, que passou de 56% para atuais 29%. Esse resultado é reflexo de um trabalho com ações preventivas que identificaram e sanaram 195 vazamentos não visíveis na cidade ao longo do ano.
Com foco no controle e qualidade da água distribuída para as mairinquenses, no ano passado mais de 20 mil análises laboratoriais foram realizadas em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.
“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e o nosso principal objetivo agora é a universalização dos serviços de saneamento”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque.
PLANO DE CONTINGÊNCIA E CAMPANHA “JOGANDO JUNTO PELA ÁGUA”
Em 2021, Mairinque enfrentou a pior seca desde o início da concessão com baixo registro de chuvas. Diante de um período crítico de estiagem em todo o Estado de São Paulo, a Saneaqua colocou em prática, desde o início do ano, uma série de ações e medidas preventivas definidas num plano de contingência.
A concessionária também lançou a campanha “Jogando junto pela água”. A ação teve início em maio e conta com uma página exclusiva na internet (https://jogandojuntopelaagua.com.br/), que reúne informações sobre as condições dos mananciais, além de dados sobre os índices de chuvas.
Nesta página, a população pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento da estiagem, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente.
A campanha também contou com divulgações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.
“Em um ano atípico, com os índices de chuvas abaixo da média, realizamos uma força tarefa para conter as perdas de água e unimos esforços para que o abastecimento continuasse regular com qualidade e sem interrupção. Nos orgulhamos em concluir 2021 com avanços significativos nos serviços de esgoto e ampliação da distribuição de água”, conclui Gravatá.