DESTAQUENOTÍCIAS

Saneaqua finaliza 2021 com avanços expressivos no saneamento em meio a ano de estiagem

Inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque (foto), instalação de um novo poço do Distrito de Moreiras, redução do índice de perdas de água e obras de modernização das redes foram destaques no ano

Inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque, instalação de um novo poço do Distrito de Moreiras, redução do índice de perdas de água e obras de modernização das redes foram destaques no ano

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, fechou o ano de 2021 com avanços expressivos nos serviços de saneamento prestados à população.

Dentre os destaques do ano, a inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto do município, a ETE Vitória, é um marco e um importante benefício ambiental para a cidade, pois recebe efluentes gerados na bacia do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.

Com início de operação em novembro, a ETE Vitória contou com investimento de R$ 12 milhões e tem capacidade de tratar 45 litros de esgoto por segundo. O sistema utiliza uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo.

A ETE Vitória vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.

Ao longo de 2021, a Saneaqua também intensificou as ações preventivas de limpeza das redes e tubulações de esgoto. Aproximadamente 26 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza como forma de evitar entupimentos causados por descarte incorreto de resíduos sólidos nas tubulações.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 231 entupimentos contra 184 em 2021; uma redução de mais de 20%.

A concessionária também investiu em obras para modernização do sistema de abastecimento, com a substituição de cerca de 2.700 metros de redes de água em toda cidade e a instalação de 23 equipamentos, entre macromedidores de vazão, válvulas reguladoras de pressão e ventosas nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Jardim Cruzeiro, Renneville, Terras de São José e Cecap.

Já no Distrito de Moreiras, um novo poço de captação de água foi implantado, beneficiando 700 famílias da região e aproximadamente 1.600 moradores. Com 204 metros de profundidade e uma rede adutora de 2.600 metros de extensão, que conduz a água até o reservatório que abastece o distrito, o novo poço dobrou a oferta de água para a região e solucionou os episódios de intermitência no abastecimento, principalmente durante os meses mais quentes do ano.

Outra frente de trabalho realizada em 2021 foi para a redução do índice de perdas de água registrado na cidade.  Desde o início da concessão em 2010, a Saneaqua conseguiu reduzir pela metade o indicador, que passou de 56% para atuais 29%. Esse resultado é reflexo de um trabalho com ações preventivas que identificaram e sanaram 195 vazamentos não visíveis na cidade ao longo do ano.

Com foco no controle e qualidade da água distribuída para as mairinquenses, no ano passado mais de 20 mil análises laboratoriais foram realizadas em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e o nosso principal objetivo agora é a universalização dos serviços de saneamento”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque.

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CAMPANHA “JOGANDO JUNTO PELA ÁGUA”

Em 2021, Mairinque enfrentou a pior seca desde o início da concessão com baixo registro de chuvas. Diante de um período crítico de estiagem em todo o Estado de São Paulo, a Saneaqua colocou em prática, desde o início do ano, uma série de ações e medidas preventivas definidas num plano de contingência.

A concessionária também lançou a campanha “Jogando junto pela água”. A ação teve início em maio e conta com uma página exclusiva na internet (https://jogandojuntopelaagua.com.br/), que reúne informações sobre as condições dos mananciais, além de dados sobre os índices de chuvas.

Nesta página, a população pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento da estiagem, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente.

A campanha  também contou com divulgações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.

“Em um ano atípico, com os índices de chuvas abaixo da média, realizamos uma força tarefa para conter as perdas de água e unimos esforços para que o abastecimento continuasse regular com qualidade e sem interrupção. Nos orgulhamos em concluir 2021 com avanços significativos nos serviços de esgoto e ampliação da distribuição de água”, conclui Gravatá.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *