Saneaqua destaca a importância dos serviços de saneamento frente aos avanços populacionais de Mairinque apontados pelo Censo Demográfico 2022
População de Mairinque tem aumento de 15,61%, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado doze anos após a edição anterior da pesquisa
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quarta-feira (28 de junho), os dados do Censo Demográfico 2022 e de acordo com o levantamento Mairinque atingiu o número de 49.972 moradores.
Em 2010, ano anterior da realização da pesquisa, a cidade possuía 43.223 mil habitantes, ou seja, o município atingiu um crescimento populacional de 15,61% em 12 anos.
Esse crescimento impacta também no consumo de água tratada, recurso essencial para a saúde e qualidade de vida da população e no acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Por isso, desde o início da concessão em 2010, a Saneaqua investe na eficiência do sistema de abastecimento e no avanço dos índices de coleta e tratamento de esgoto.
Diariamente, a empresa trata 9,2 milhões de litros de água, que são distribuídos para 100% dos moradores que fazem parte da área de cobertura do contrato de concessão. A água tratada e distribuída em Mairinque atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 888, de 04 de maio de 2021, do Ministério da Saúde e pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo.
Em média, são realizadas mais de 6 mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade, além de mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços. Isso traduz o compromisso da Saneaqua que controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e pH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
Com relação aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a concessionária inaugurou em 2021 uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) com capacidade para tratar até 45 litros de esgoto por segundo. Isso corresponde ao total de efluentes produzidos por cerca de 20 mil pessoas.
Atualmente, a ETE Vitória trata o equivalente a 20 litros por segundo do esgoto gerado pelos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória.
Os serviços de coleta, afastamento e tratamento do esgoto garantem que os moradores de Mairinque não tenham que conviver com fossas sépticas em seus terrenos, o que diminui significativamente os riscos de doenças e contaminação do solo.
“As estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE demonstram também a importância de investimentos nos serviços de saneamento que acompanhem o crescimento populacional com tecnologia moderna, profissionais capacitados e um rigoroso controle de qualidade. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Artur Pereira Sanches, responsável pela área operacional na Saneaqua.