NOTÍCIAS

Saneaqua destaca a importância do Dia de Proteção às Florestas

Saneaqua ressalta a importância da preservação do meio ambiente e destaca dicas para contribuir com a natureza na economia de água

Neste sábado (17 de julho) é comemorado o Dia de Proteção às Florestas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação das matas, o lar de inúmeras espécies de animais e plantas, e responsável pela qualidade de vida humana.

O desmatamento e degradação não refletem negativamente apenas nas questões ambientais, provocam também danos sociais e econômicos.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, ressalta a importância da preservação do meio ambiente e destaca que a remoção da vegetação nativa e da mata ciliar de uma área gera danos aos rios, córregos e mananciais da cidade.

É importante ter consciência do ciclo do meio ambiente, porque as ações se interligam.

Uma eventual ruptura pode acarretar consequências em algum momento, por exemplo, a escassez hídrica.

As florestas são absolutamente necessárias para o ciclo da água, pois contribuem para a formação de chuvas que também ajudam a evitar os climas extremos, tais como cheia ou estiagem.

“A mata ciliar tem grande importância para o equilíbrio do meio ambiente, evitando erosão dos rios e lagos, pois suas raízes evitam acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo dos rios e permitem a infiltração da água para abastecer os lençóis freáticos”.

“Sem essa cobertura vegetal, os cursos d’águas ficam desprotegidos e podem receber maior poluição que vem para as encostas. Isso facilita a infiltração no lençol freático e pode resultar na contaminação das águas subterrâneas”, explica Gláucio Vitorio Madsen, responsável pela área de meio ambiente na Saneaqua.

O desmatamento também aumenta a emissão de gás carbônico na atmosfera. A elevação desse gás pode causar uma queda no vapor d’água e pode afetar o processo natural do ciclo da água, diminuindo as chuvas e, consequentemente, ocasionar uma possível baixa nos reservatórios.

“Toda consequência se dá em cadeia, por isso, é importante que todos estejam conscientes e façam sua parte no dia a dia. Estamos em período de escassez de chuvas e é importante ações de consumo consciente para que o recurso esteja disponível a todos”, completa Madsen.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS