Prefeitura de Mairinque esclarece morte de estudante por meningite bacteriana
A Vigilância Epidemiológica Mairinque comentou a morte de estudante no Jardim Vitória vítima de meningite bacteriana. Inicialmente, a vítima foi atendida no Pronto Atendimento Municipal com suspeita de picada de animal peçonhento sendo transferida para o Hospital Regional de Sorocaba, onde faleceu.
A morte por meningite foi confirmada na segunda-feira (15) após encaminhamento de amostras para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
No entanto, antes mesmo da confirmação da causa da morte, foi realizado o bloqueio intimo da família seguindo os protocolos sobre meningites.
“Foi um caso isolado e não há razão para pânico uma vez que todos os cuidados com relação à família da vítima foram tomados e que, conforme os órgãos de saúde, aproximadamente 10% da população são portadores dessa neisseria (bactéria) nas vias aéreas superiores, mas não adoecem”, afirma nota divulgada pela Prefeitura de Mairinque.
PALESTRA
Na próxima terça-feira (23), será realizada uma palestra para instruir os pais e moradores do Jardim Vitória na escola municipal “Professora Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt”.
A Secretaria de Saúde de Mairinque recomenda que os pais façam o acompanhamento junto aos postos de saúde e mantenham atualizada a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes.
Cita ainda que os bons hábitos de higiene são os principais meios de prevenção da meningite. Sempre as lavar as mãos, lavar copos e talheres, ao tossis proteger a boca com as costas das mãos, dormir bem e se alimentar corretamente.