Prefeitos da região de Sorocaba montam comissão para pedir relaxamento das restrições da Fase Vermelha
O prefeito de São Roque, Guto Issa, vai se pronunciar neste domingo (24 janeiro), às 17 horas, sobre a decisão do governo estadual que rebaixa São Roque e os demais municípios de Sorocaba para a Fase Vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo criado para o controle da pandemia.
A decisão foi anunciada na sexta-feira (22) e entra em vigor nesta segunda-feira (25).
Vários prefeitos da região se manifestaram contra a decisão dando apoio aos comerciantes. Nesta fase, somente os serviços considerados essenciais podem abrir. Bares e restaurantes, por exemplo, poderão operar somente no sistema de entrega em domicílio.
Na manhã deste domingo, durante encontro de prefeitos em Sorocaba, foi criada a Comissão Especial da Região Metropolitana, para analisar a situação da pandemia na região.
O objetivo é unir forças e tenta convencer o governador o João Doria em uma proposta conjunta que atenda à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
A Comissão Especial Metropolitana é liderada pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Neste segunda-feira, haverá uma reunião com secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.
Na audiência, também estarão presentes os prefeitos de Votorantim, Iperó, Ibiúna, Araçoiaba da Serra e Piedade.
Rodrigo Manda que Sorocaba vem realizando as principais ações de combate a pandemia.
– criação do Plano Municipal de Vacinação
– aumento da rota de véiculos e de horários dos ônibus para evitar aglomerações
– aumento do número de leitos de UTI Covid 19 com a instalação de mais 30 nesta semana
– uso de veículos da Câmara Municipal para reforço da fiscalização e neste segunda-feira será ocorre o lançamento de quatro ônibus equipes com tecido de tecnologia antiviral.