DESTAQUEFALECIMENTOS

Nota de falecimento: Roberto da Farmácia, aos 79 anos

Roberto da Farmácia morreu aos 79 anos

Faleceu na noite deste domingo (14 de setembro) o comerciante aposentado José Roberto Calvo de Castro, conhecido como Roberto da Farmácia São José. “Só a minha professora Ilka Boccato me chamava de José Roberto”, costumava dizer.

Internado desde 17 de agosto, era diabético e enfrentava uma série de complicações de saúde, após passar por amputações nas pernas.

O velório será realizado a partir das 11h desta segunda-feira (15 de setembro), no Cemitério da Paz de São Roque, onde também ocorrerá o sepultamento às 16h.

Nascido em 27 de janeiro de 1946, foi casado com Nair Meleiro Calvo de Castro, com quem teve dois filhos: Ricardo e Roberta, casada com José Henrique. Deixa as netas Maria e Antonia. Era irmão de Nelly, Sueli e Roquinho (Roque Romão de Castro, falecido em março de 2002, aos 58 anos).

Roberto foi um dos comerciantes mais tradicionais de São Roque, ao lado do sócio Sylvio José Agostinho, com quem comandou por décadas a Farmácia São José, que encerrou as atividades em 30 de abril de 2018.

Ambos iniciaram a carreira ainda jovens na Farmácia Brasil, de Benedito de Góes (Nenê da Farmácia), localizada na Praça da Matriz (Avenida Tiradentes esquina com Rua Sete de Setembro). “O Nino era gerente da farmácia e virou sócio. Em 1964, ele falou que precisava de mais um funcionário e eu fui buscar o Roberto, que estava trabalhando na CBA (Alumínio)”, relembrou Sylvio.

No dia 31 de agosto de 1968, os dois amigos compraram a Farmácia São José, inaugurada em 21 de julho de 1929. A farmácia funcionou por muitos anos na Rua Rui Barbosa e depois mudou-se para prédio próprio na Avenida Tiradentes, em frente ao Largo dos Mendes.

São-paulino fanático e apaixonado por esportes, Roberto foi um dos fundadores do Real Sanroquense, equipe de futebol de salão criada por amigos que estudavam no Horácio Manley Lane: Domingos Sarti Filho (Bé), Roque Prestes (Quito), Benedito Santana Prestes, Paulo Ito, Paulo Kono, Sidnei Bispos dos Santos, Pedro Paulo Guedes (Pelezão), Odair Silva e Giusepe Montelli.

A equipe marcou época na região conquistando diversos títulos, entre eles o Campeonato Municipal de 1967, além do vice-campeonato do Cruzeirão de Sorocaba (1970) tradicional torneio do interior paulista que trazia equipe até várias cidades e até outros estados. Na final, o Real perdeu para a Faculdade de Engenharia de Campinas por 4 a 2, formando com Djalma Lessa; Berico e Béio, Dinho Bellini e Della Vecchia. Dinho Bellini fez os dois gols sao-roquenses e foi um dos artilheiros da competião ao lado de Ilson (CASM/Mairinque).

Domingos Sarti Filho (Bé), Roberto da Farmácia e Roque Prestes (Roquito) fundadores do Real Sanroquense com a faixa de campeão municipal de São Roque (1968). Foto de 2001 no Largo dos Mendes

Nossos sentimentos à família.

JOIA TIME FORMADO POR AMIGOS. ENTREVISTA COM VITÓRIO TOSI E ROBERTO DA FARMÁCIA

Joia Futebol Clube. Em pé: Adilson Viola, Roque Martinho, Paulo Kono, Bacar, João Botelho e José Silva Aguiar (Zé Baiano). Agachados: Roberto Calvo de Castro, Toninho Nardelli, Renatinho Mendes, Vitório Tozzi e Reinaldo Peroni (Naco)

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

0 thoughts on “Nota de falecimento: Roberto da Farmácia, aos 79 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *