DESTAQUE NOTÍCIAS

Nome e sobrenome. Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital “Engenheiro Mário Luiz Campos de Oliveira. Ex-prefeito foi o responsável pela compra do imóvel histórico em 1987

Ex-prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira responsável compra Brasital. Foto montagem com o diploma oferecido aos ex-funcionários da tecelagem em 1º de maio de 2021

A Brasital recebe oficialmente nesta sexta-feira (13), às 8h30, o nome do ex-prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira (12/06/1928 – 02/12/2016). A homenagem é uma iniciativa do vereador Diego Costa autor do projeto de lei 43/2021, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Guto Issa, que denomina de Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital “Engenheiro Mário Luiz Campos de Oliveira um dos mais importantes espaços públicos de São Roque.

O prédio histórico na região central da cidade abrigou por 80 anos a tecelagem fundada pelo empresário italiano Enrico Dell’Acqua referência no desenvolvimento de São Roque com a geração de milhares de empregos.

No início dos anos 70, a Brasital encerrou as atividades e o imóvel ficou praticamente abandonado até que foi adquirido em 1987 pela Prefeitura de São Roque no segundo mandato do prefeito Mário Luiz (193/1988) com o apoio do governo do estado.

Foi uma longa negociação  com o empresário Szymon Feldon que se encantou com o projeto e mesmo após a venda seguiu mantendo contato com o prefeito para saber do andamento das iniciativas.

A negociação exigiu um grande esforço de Mário Luiz em um dos últimos atos do governador Franco Montoro que viabilizou a compra em parceria com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional) e a participação fundamental de José Serra, então secretário de Economia e Planejamento

“A BRASITAL É NOSSA”

Em meio a uma grande festa popular, a Brasital foi apresentada à população são-roquense no dia 1º de maio de 1987. Mário Luiz levantou a bandeira “A Brasital é Nossa” e deu início à recuperação do prédio e aos primeiros projetos educacionais e culturais.

Com o término do mandato, o sucessor Zito Garcia o nomeou para comandar o Projeto Brasital.

O engenheiro Luiz Cláudio de Campos de Oliveira, filho de Mário Luiz, preparou um documento onde reuniu os principais pontos do projeto, as primeiras iniciativas e o que deveria ser realizado nos próximos anos. VEJA O DOCUMENTO ABAIXO

Centro Educacional e Cultural Brasital

“Todo o “Projeto Brasital” foi norteado pelos melhores atributos que o administrador público pode ter: dedicação e abrangência, zelo e interesse geral, realização e visão de futuro. É um trabalho minucioso e de perspectiva ampla, feito com muito esforço de pesquisa e aglutinação de informações para que tivéssemos num lugar maravilhoso as bases para ‘um Centro Cultural, uma Escola, um Centro de Lazer e um Parque Ecológico” para todos”, cita Luiz Cláudio.

 

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS