Morre Alberto Goldman, 81 anos. Ex-governador, deputado e ministro tinha ligação com São Roque
O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, 81 anos (12 de outubro de 1937), faleceu neste domingo (1º de setembro) no Hospital Sírio Libanês onde estava internado desde o dia 19 de agosto. Ele teve uma hemorragia no cérebro, foi operado, mas não resistiu informo o jornal O Estado de São Paulo
Goldman teve grande ligação com São Roque principalmente nos anos 80 nas administrações dos ex-prefeitos Mário Luiz Campos de Oliveira (1983/88) e Zito Garcia (1989/92).
Em várias oportunidades esteve em São Roque para participar de comícios, encontros políticos e palestras. Em 1988, acompanhou o governador Orestes Quércia na inauguração do acesso de São Roque à Castello Branco.
O ex-vereador José Carlos Baroni Garcia (Zé Balaio) deixou o PMDB para se filiar no PCB (Partido Comunista Brasileiro) e apoiar as candidaturas de Goldman a deputado federal e Antonio Rezk (1933/2005) a deputado estadual quando da refundação do partido.
Goldman se formou em engenheiro civil pela Escola Politécnica (Poli da USP) em 1955, quando também deu início à carreira política com a filiação ao PCB.
Elegeu-se deputado estadual em 1970 pelo PMDB com 17.226 votos. Em 1974, foi reeleito com 75 mil votos, o segundo mais bem votado. Além dois mandatos na Assembleia Legislativa foi deputado federal por seis mandatos (1979-1986 e 1991-2006).
No governo de estado foi secretário de Coordenação Política e secretário de Administração de Orestes Quércia (1987/90). Foi ministro dos Transportes de Itamar Franco.
Em 2006, elegeu-se vice-governador na chapa de José Serra (PSDB) e assumiu o governo em 2010 quando Serra lançou candidatura a presidente.
Era adversário político do governador João Dória pediu a expulsão de Goldman do PSDB por ter apoiado a candidatura de Paulo Skaf (MDB) para o governo do estado.
O diretório municipal de São Paulo aliado de Dória expulsou Goldman. No entanto, o diretório nacional manteve a filiação do ex-presidente e um dos fundadores do PSDB.
Doria decretou luto oficial pela morte do ex-governador e ofereceu o Palácio dos Bandeirantes para o velório. No entanto, a família optou pela Assembleia Legislativa.
O amigo Fábio Sarti mandou fotos do pai Domingos Sarti Filho (Bé) com deputado Alberto Goldman que apresentou emenda com recursos para a construção do prédio da hemodialise em área que a Santa Casa repassou para a Prefeitura de São Roque. Obrigado pela colaboração.